Suculentas Haworthia

Cuidados de Suculentas, Plantas Suculentas Por

Tipo: Suculenta.
Tamanhos: de 7 a 50 cm, dependendo da espécie.
Luminosidade: Alta, mas sem muito sol direto.
Regas: Baixa frequência.
Solo: Com alta drenagem, tendendo ao arenoso.
Origem: África do Sul.
Ritmo de crescimento: Lento.

Haworthias em geral possuem um formato bastante característico.

As Haworthias são um grupo de suculentas considerado bastante fácil de cultivar, e são conhecidas por tolerar ambientes com menos sol direto que a maioria das outras suculentas, o que faz dela excelente para ser cultivada em ambientes internos. As plantas tem forte relação com a família das babosas, e o formato básico lembra elas. Além disso, o grupo tem várias espécies muito diferentes entre si, com um aspecto exótico que dá um bom visual a quase qualquer ambiente.

Onde deixar?
A maioria delas não suporta muito sol direto nas folhas, podendo queimar, ficando escurecidas e moles. Se o local estiver escuro demais, a planta deixará seu formato compacto e suas cores mais escuras e vivas (que são seu grande atrativo), e passará a ficar mais clara e comprida.

O local ideal para elas tende a ser um local que bate sol no período da manhã, ou no finzinho da tarde, e que pegue a luz difusa da janela no restante do dia. Mesmo assim, ela é considerada uma suculenta que tolera bem ambientes internos.

Em geral, toleram temperaturas mais amenas, mas são originárias de regiões quentes.

Temperatura:
Apesar de algumas suportarem uma geada leve, é melhor não arriscar. Em geral, a melhor temperatura para elas está entre os 20 e 30°C, mas elas até podem tolerar temperaturas de uns 5°C, e até mesmo de 40°C.

Como regar?
Assim como as outras suculentas, o ideal é manter o solo tendendo mais a seco do que a úmido. Se a terra estiver sempre úmida, ela irá sofrer e poderá começar a apodrecer. Espere a terra ficar completamente seca antes de regar novamente, mas quando regar, regue com bastante água para deixar a terra bem molhada mesmo, deixando uma certa quantidade de água sair pelos furos de drenagem do vaso.

Nas épocas quentes, se o substrato for bem drenado, as regas podem acontecer a cada uma semana, mais ou menos, podendo ser menor o intervalo em regiões muito quentes. Nas épocas mais frias as regas podem acontecer com uma frequência um pouco maior. Quanto mais frio, menos água a planta usa, e mais tempo a água demora pra secar no substrato.

Se a raiz estiver indo mal, as folhas demorarão demais para crescer, crescerão menores, e as outras folhas poderão ficar enrugadas.

Se tomarem sol direto demais, provavelmente terão suas folhas queimadas.

Substrato:
Assim como maioria das suculentas, as Haworthias precisam de solos muito bem drenados, pois elas não suportam umidade contínua nas raízes. Os substratos comuns para vasos até podem ser usados, mas é necessário acertar a frequência de regas para que ele não fique encharcado. Mas o ideal é realmente misturar metade de substrato comum, com metade de um material de drenagem, que pode ser de areia grossa, pedriscos pequenos, ou mesmo de perlita (que é mais difícil encontrar).

Apesar do crescimento lento das Haworthias, o ideal é pensarmos em trocar de vaso a cada uns 2 ou 3 anos, pelo menos, mantendo assim o substrato saudável para as raízes dela.

Como reproduzir?
A forma mais comum é por estacas feitas das folhas, mas a maioria das espécies também solta grande quantidade de brotos laterais, que podem facilmente ser separados e plantados. Também é possível plantar por sementes, mas elas são difíceis de encontrar, além de ser um processo bem mais demorado.