Suculentas Grupo Kalanchoe

Cuidados de Suculentas, Plantas Suculentas Por

Tipo: Suculenta (Família Crassulaceae)
Tamanhos:
Luminosidade: Média, com baixa exposição ao sol direto. Meia-sombra.
Regas: Média a baixa necessidade.
Origem: África e Ásia.
Temperatura: Acima de 7°C. Ideal entre 18 e 30°C. Não tolera geadas.

Suas folhas podem apresentar um padrão geométrico, que dá um aspecto interessante.

Kalanchoes são um grupo relativamente grande de espécies de suculentas, que podem ser bem diferentes entre si. Há desde plantas que florescem em abundância, como as Kalanchoes mais comuns que encontramos quase em qualquer supermercado, até as mais exóticas, com grandes folhas gordas, folhas peludas, coloridas, ou mesmo plantas com inúmeros “filhotinhos” nascendo na borda de todas as folhas.

Apesar das floridas serem as mais conhecidas, elas estão longe de ser as únicas espécies de Kalanchoes.

Onde deixar?
Elas vem de regiões quentes, mas não por isso toleram muito sol. Na realidade, se elas tomarem sol demais, elas acabam escurecendo as folhas e dicando moles, que são sinais de queima por sol. O ideal é manter a sua planta em um local com bastante luz difusa, mas com pouco sol direto.

Como não toleram bem geadas, se você vive em uma região fria, é recomendável levar para dentro de casa nas épocas mais frias. Porém, para as Kalanchoes de flor, temperaturas abaixo de 18 graus a noite ajudam a segurar por mais tempo as flores.

Como regar?
As Kalanchoes não toleram regas em excesso, e podem facilmente começar a definhar se você manter a terra sempre molhada. Isso acontece porque as raízes não suportam tanta umidade, e começam a morrer, gerando paralisação do crescimento da planta, e também murchamento das folhas.

Mesmo não podendo ter excesso de água, se você deixar faltar água por muitos dias, a planta poderá ter paralisação do crescimento, e sofrer mais do que outras suculentas. O ideal é regar somente quando a terra estiver levemente seca. Isso pode levar pouco menos de 1 semana para acontecer nas épocas quentes, e um pouco mais de 1 semana em épocas mais frias.

Substrato:
Utilize um substrato bem drenado, podendo até mesmo ser utilizado o substrato comum para plantas em vasos, de preferência misturado à areia grossa ou pedriscos.

Algumas espécies de Kalanchoe dão inúmeros “filhotinhos” nas beiradas das folhas.

Doenças e pragas:
Ao contrário de várias outras plantas, as Kalanchoes que são cultivadas do lado externo tem mais chances de serem atacadas por insetos, tais como pulgões, ácaros, cochonilhas de carapaça, e nematoides. No entanto, raramente o problema das Kalanchoes é de doenças, mas sim de erros na luminosidade e regas.

Reprodução:
As Kanalchoes são normalmente reproduzidas por estacas feitas com suas folhas, sendo normalmente relativamente fáceis de reproduzir. Algumas produzem grande quantidade de mudas nas folhas, podendo ser plantadas facilmente através desses “filhotes”. Raramente a reprodução é feita por meio de sementes.