Posso plantar em vasos sem furos de drenagem?

Cuidados com plantas Por

Neste artigo vou te falar se dá ou não pra encarar um vaso sem buraco para drenagem. Afinal? Os buracos no vaso realmente servem para muita coisa?

Plantas colocadas em potes sem furos de drenagem. Abaixo mostrarei como estão as raízes.

Hoje em dia encontramos muitos potes belos, muitas vezes de cerâmica, junto aos outros vasos de plantas. Mas quando prestamos atenção, vemos que eles não possuem buracos no fundo. Logo, muitos pensam: “Bom, mas se estão vendendo vasos assim, é porque os furos não são tão essenciais assim…”. Se você pensou isso, você está errado! O vaso que parece que vai deixar a sua planta linda, faz exatamente o contrário disso.

A plantar em um vaso sem furos, a planta no começo parece até ir bem. Mas com o tempo, a planta começa a ficar cada dia mais fraca, seu crescimento fica estancado, e você logo percebe: “há algo de errado”. Na realidade, as raízes estão morrendo aos poucos, e a planta já não está mais conseguindo absorver direito nem a água e nem os nutrientes da terra. Sem entender o que está acontecendo, você passa a colocar ainda mais água, e ainda mais adubos, piorando ainda mais o problema.

O fato principal de tudo isso é: as raízes das plantas respiram. Elas precisam da entrada de oxigênio para respirar, mas debaixo da água por muito tempo elas ficam sufocadas e morrem. Além disso, onde tem umidade demais, há mais problemas com fungos e bactérias, que nem quando a gente tem o fungo no pé chamado “pé-de-atleta”, sabe?

Orquídeas plantadas em potes de vidro transparentes mostram mais claramente o problema que as raízes precisam enfrentar, com suas raízes ficando escuras, e mofos e algas crescendo na região das raízes. Isso definitivamente não é um bom sinal para elas.


Raízes da orquídea plantada em vaso sem drenagem. Raízes estão morrendo, e há muitos fungos crescendo junto. A planta ao lado também está na mesma situação.

É normal acabarmos colocando um pouco de água em excesso durante as regas. Mas se você tem furos de drenagem na base do vaso, a água escorre para o pratinho ou para o chão, e a terra só fica com a umidade que conseguiu absorver.

Se o seu vaso não tiver furos, a água em excesso irá ficar acumulada no fundo do vaso, afogando as raízes da sua planta. O pior é que você não vai nem perceber.

“E se eu nunca colocar água em excesso?”
Te respondo com outras perguntas: Como você saberá a hora de parar de regar? Como enxergar o excesso de água dentro de vasos que não são transparentes?

“E se eu colocar pedras no fundo do vaso?”
Parece genial. Mas repito a pergunta: Como você saberá que  a água não passou do nível das pedras se o vaso não é transparente?

Logo, esqueça. Para suas plantas, nunca plante direto em vasos que não possuem furos de drenagem.

Por que vendem vasos sem furos então?
Calma. As lojas não são vilãs. Esses potes que parecem vasos são geralmente os chamados cachepôs, cujo nome vem do francês “cache” = esconder, e “pot” = vaso. Ou seja, são potes bonitos que servem para você esconder o vaso original. Na prática, eles são como pratinhos altos. Os cuidados para não deixar água acumulada devem ser os mesmos.