Batata Doce Ornamental – Aprenda a cuidar

Cuidados com plantas, Folhagens Por

As batatas doces ornamentais (Ipomoea batatas) são diferentes das folhas de batata doce comuns principalmente pela cor vibrante das suas folhas, que podem ser roxo intensos, roxo claro, rosadas, ou amarelas, com folhas em formato de coração ou mais recortadas. São plantas rústicas e fáceis de cuidar, desde que você conheça do que a planta precisa.

Batata doce ornamental

Originária da América Central e do Sul, ela gosta de climas mais quentes, não suporta geadas, e pode ser cultivada em vasos como planta pendente, trepadeira, ou mesmo cultivada diretamente em jardins como forração. É uma planta perene, mas fica dormente na época mais fria do ano, sendo normalmente considerada anual. Para ter ela novamente basta replantá-la, pois ela cresce bem rápido.

Onde deixar as batatas doce ornamentais?
Elas gostam de muito sol direto nas folhas, podendo ser plantadas em sol pleno, mas suportando também locais com meia-sombra. Mas lembre-se de que ela precisa de sol direto nas folhas em boa parte do dia, para que fiquem com sua cor vibrante, e para que cresçam saudáveis. Se deixadas dentro de casa, é obrigatório manter elas na janela ou sacada.

Batata doce ornamental com folhas recortadas. Todas elas gostam de muito sol.

Como regar?
Apesar de ser um pouco tolerante à seca, em vasos ela gosta de ter o substrato sempre levemente úmido, mas não encharcada constantemente, o que pode apodrecer suas raízes, que morrem “afogadas”. A melhor forma de saber se é o momento certo de regar de novo é colocando o dedo no substrato: Se sentir a terra levemente úmida, sem melar o dedo, pode molhar novamente, até que a água quase comece a sair pelos furos de drenagem.

Como podar?
Como ela cresce rapidamente, é recomendável que você pode os excessos de tempos em tempos, para mantê-la dentro dos limites que você desejar. Você pode usar os cortes para fazer mudas.

Como trocar de vaso?
Ela não é super exigente com o substrato do vaso, mas recomendo os substratos comuns para plantas, ou as terras vegetais mais ricas em matéria orgânica, que são mais escurinhas. Evite as terras que seguram água demais, pois podem facilitar o apodrecimento das raízes.

Como reproduzir?
Reproduzir as batas doce ornamentais é fácil. Você pode simplesmente pegar um pedaço do caule, e enterrar parcialmente em um substrato macio mantido úmido. Você também pode pegar as batatinhas e dividindo-as assim que a planta não estiver mais tão bonita.