Renda-portuguesa (Davallia fejeensis)

renda-portuguesaA renda-portuguesa é uma samambaia originária das ilhas Fiji e Austrália, que cresce de 20 a 40 cm de altura. Com folhas delicadas, elas compões bem jardins tropicais e também se adaptam bem a ambientes internos. Quando plantadas nos jardins, são geralmente mantidas em jardineiras.

Cultivo
Pode ser plantada diretamente no solo, ou também em vasos (como é mais comum), em terra rica em matéria orgânica. Por não tolerar muito sol direto, deve ser deixada em locais bem iluminados por luz difusa, com pouca luz direta. Não se preocupe se as folhas caírem por completo durante o inverno, pois isso é comum e esperado. Se as folhas não caírem completamente, recomendamos que você termine de cortar as folhas. Dessa forma, novas folhas surgirão e a planta ficará com aspecto rejuvenescido. É normal que seus rizomas fiquem expostos, sem que isso signifique que você tenha que trocar o vaso por um maior.

Para reproduzir a renda-portuguesa, basta enterrar pedaços do rizoma (as raízes que ficam para fora). Corte pedaços com 6 a 8 gemas (nós), e enterre metade sob a terra em um vaso.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email