Aglaonema. Aprenda a cuidar.

Cuidados com plantas, Folhagens, Plantas de Interior Por

A Aglaonema é uma das plantas do momento para uso em interiores de residências e escritórios. Suas folhas possuem cores variadas, e sempre se destacam no meio das demais plantas de ambientes sombreados, que na sua maioria são simplesmente verdes. Além disso, é uma planta excelente pra quem tem pouco espaço disponível em casa, podendo ficar inclusive sobre os móveis. Ela é nativa das regiões tropicais da Ásia, e gosta de climas mais quentes.

A Aglaonema rosada se destaca no meio das demais plantas de interior.

Tipos de Aglaonemas:
Existem muitas variedades de Aglaonemas, sendo que as rosadas são as que mais estão em alta no momento, e as verdes são lembradas como plantas “antigas”, por já existirem no mercado brasileiro há muitos anos. Dentre as principais variedades estão:

  • Rosa – Folhas rosadas com pintas verdes.
  • Lawan – Folhas rosadas, com as bordas verdes.
  • Vermelha – Folhas vermelhas, com bordas verdes.
  • Crispum – Verde com manchas claras ou brancas.
  • Queen – Folhas verdes, com nervura clara.
  • Silver – Verde com manchas claras ou brancas. É mais tradicional, conhecida como café-de-salão.
Aglaonema com folhas verdes e detalhes branco prateados.

Onde deixar?
As Aglaonemas não gostam de muito sol direto nas folhas, podendo queimar se receberem sol forte demais por muito tempo. Os melhores locais são os locais com meia-sombra, e os locais com muita luz difusa. Um pouco de sol direto no início da manhã ou no fim da tarde, normalmente não há problemas.

Como a luz vem de lado pelas janelas, é interessante rodar um pouco a cada semana a planta, para que ela não comece a crescer torta.

Como regar?
Elas não gostam de substrato encharcado constantemente, podendo apodrecer suas raízes. Portanto, a melhor forma de saber se já é hora de regar de novo é fincando o dedo no substrato do vaso. Se sentir que o substrato está quase seco, só um pouquinho úmido, ou seco, pode regar novamente, até que a água escorra pelos furos de drenagem.

Como trocar de vaso?
A cada 2 anos é uma boa ideia você trocar a sua aglaonema de vaso, para que ela fique sempre bonita. Um substrato comum para plantas em vasos, ou mesmo uma terra vegetal são bons o suficiente para o seu cultivo. Uma boa opções é misturar um pouco de húmus de minhoca na terra, e também fazer adubações regulares com adubos orgânicos, ou com adubos de liberação lenta, como os COTEs, que vão soltando nutrientes aos poucos ao longo de meses.

Dicas para manter bonita.
Para que a planta não fique torta por tentar crescer em direção à luz (que em casa vem de lado), rode o vaso uns 30 graus a cada 1 semana. Assim, o crescimento ficará uniforme, dando um aspecto melhor à planta.

Como reproduzir?
Você pode reproduzir a sua aglaonema quando ela estiver maior, cortando o caule, e fazendo estacas com cerca de 6 folhas. Removas as 2 folhas da parte que ficará no substrato ou na água.