Logotipo do site Cultivando
O site verde mais simples e completo do Brasil
   

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

escolha uma seção  


 

 

 

Pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata)

 

Nome popular: Pata-de-elefante; Nolina; Biucarnea.
Nome científico:
Beaucarnea recurvata Lem.
Família: Liliaceae.
Origem: México.

A pata-de-elefante tem sido muito utilizada tanto em ambientes internos (em vasos) como em áreas externas, onde pode chegar de 3 a 5 metros de altura. É uma planta semi-lenhosa, arbustiva, de tronco geralmente não ramificado. Possui inflorescências brancas de pouco valor ornamental que surgem eventualmente no outono.

Prefere temperaturas de médias a altas, e baixa umidade do ar, mas é tolerante a baixas temperaturas. A planta pode entrar em dormência durante o inverno.

Como cuidar: Cresce bem em locais de alta à baixa luminosidade; mas se dá melhor quando há pelo menos um pouco de sol direto no decorrer do dia.

Na fase juvenil é excepcional para plantio em vasos ou para formação de pequenos grupos, a pleno sol. Na fase adulta e idosa, em parques e jardins impressiona pelo aspecto estranho, exótico, e muito imponente de seu conjunto arquitetônico.

Os maiores problemas acontecem por regas em excesso. Precisa de solo mais seco, pois é suscetível a algumas podridões de raiz. A planta armazena água na sua base, não pedindo regas freqüentes. Deixe a terra secar bem antes de regar. Em certas situações, você pode não precisar regar por até um mês! Se estiver em dúvida, não regue.

O crescimento é relativamente lento em vasos, e raramente a troca de vaso é necessária. Se as novas brotações estiverem claras, você regou demais.

Como reproduzir: Multiplica-se por meio de sementes produzidas nas plantas femininas, mas raramente florescerão em casa. Comprar novas mudas de viveiros ainda é a melhor opção.

 
<< Voltar à página anterior   Consultar mais plantas

Veja também:

- Aprenda a regar corretamente as plantas do jardim.
- Saiba como decorar o interior da sua casa com plantas.

 

Cultivando Website - All Rights Reserved- Copyright © - 2010/2020