Logotipo do site Cultivando
O site verde mais simples e completo do Brasil
   

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

escolha uma seção  


 

 

 

Ficus – Ficus benjamina

Ficus
 

Nome popular: Ficus
Nome científico: Ficus benjamina
Família: Moraceae
Origem: Ásia e Austrália

O Ficus é extremamente popular no mundo todo, especialmente cultivado em vasos. Na decoração de ambientes internos. Apesar de ser uma árvore, é tratada normalmente como um arbusto. Seu crescimento rápido e facilidade de manuseio tem o tornado uma planta muito popular para os iniciantes de bonsai.

Se plantado no solo o Ficus pode chegar a 30 metros de altura, e possui um crescimento de tronco e raízes muito violento. Evite plantar em calçadas, próxima a muros, ou tubulações, pois suas raízes estouram calçadas e podem romper a estrutura de muros e casas.

 

Como cuidar: O Ficus precisa de alta a média luminosidade, preferindo luz direta. Ele tolera baixas luminosidades, mas o crescimento será mais aberto. Ele cresce melhor em umidades do ar medianas (entre 30 a 60%).

Deixe a terra secar levemente antes de regar novamente, mas não deixe o solo encharcado constantemente.

Para manter a boa aparência da planta, corte os galhos maiores, e não somente a ponta dos galhos menores. Seu caule pode ser modelado e trançado quando plantado em grupos, dando um charme extra à planta. Mas tome cuidado com a seiva leitosa da planta, pois o látex é tóxico, e pode causar irritação na pele e também manchar roupas.

Quando as condições climáticas mudas a planta comumente derruba boa parte das folhas, mas novas folhas surgem rapidamente se as condições forem favoráveis.

Troca de vaso: Troque de vaso a cada três anos. Na troca de vaso, pode cerca de um terço das raízes. Feito isso, você pode inclusive colocar a planta no mesmo vaso de onde você retirou, com um solo novo.

Como reproduzir: A planta pode ser facilmente multiplicada por estacas feitas de ramos retirados dos galhos.

 
<< Voltar à página anterior   Consultar mais plantas

Veja também:

- Aprenda a regar corretamente as plantas do jardim.
- Saiba como utilizar e cuidar de plantas em interiores.

 

Cultivando Website - All Rights Reserved- Copyright © - 2010/2020