Logotipo do site Cultivando
O site verde mais simples e completo do Brasil
   

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

escolha uma seção  


 

 

 

Coléus - Solenostemon scutellarioides

 

Nome popular: Coração-magoado; Coléus.
Nome científico:
Solenostemon scutellarioides L.
Família: Labiatae (Lamiaceae).
Origem: Java.

O Coléus é uma planta herbácea bastante apreciada por suas folhas coloridas com efeito degrade, sendo muito populares em canteiros e bordaduras, apesar de ir muito bem em vasos também.

A planta fica com 40 a 90 cm de altura. Ele faz parte de um grande grupo hortícola derivado da hibridação entre Solenostemon laciniatus e Solenostemon bicolor, entre outras espécies.

Suas folhas possuem coloração variada, em tons de verde, vermelho, amarelo e roxo.
Possui flores azuladas que surgem em espigas, mas que possuem pouco ou nenhum valor ornamental. Você pode também remover as flores, o que estimula o crescimento mais viçoso das folhas.

É uma planta de rápido crescimento e relativamente rústica e de baixa manutenção, pois não exige podas. Entretanto, não tolera geadas ou temperaturas muito baixas.

Como cultivar: A planta se desenvolve melhor quando cultivada sob à meia-sombra ou pleno sol. Entretanto, suas folhas podem não ficar bonitas quando deixadas sob sol pleno, e perder sua coloração quando em ambientes escuros demais. Uma umidade do ar em torno dos 60% é ideal para a planta. Em locais muito secos, regas mais freqüentes podem ser necessárias.

Se cultivado em vasos, você pode manter a planta compacta simplesmente arrancando as pontas dos galhos maiores, o que estimula o crescimento de pequenas ramificações. Apesar de perenes, nos jardins são tratados como plantas bienais por se tornarem espigadas e de mau aspecto com a idade. Quando a planta não estiver mais bonita, replante-a através de mudas feitas por estacas dos ponteiros.

Procure manter o solo sempre úmido, regando novamente sempre que o solo estiver levemente seco, pois as folhas podem cair se o solo ficar seco demais.

Como reproduzir: É fácil multiplicá-los por meio de sementes ou estacas retiradas dos ponteiros. Basta cortar a ponta de alguns ramos e enterrar a base em um vaso.

 
<< Voltar à página anterior   Consultar mais plantas

Veja também:

- Aprenda a regar corretamente as plantas do jardim.
- Saiba como decorar o interior da sua casa com plantas.

 

Cultivando Website - All Rights Reserved- Copyright © - 2010/2020