Logotipo do site Cultivando
O site verde mais simples e completo do Brasil
   

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

escolha uma seção  


 

 

 

Cheflera - Schefflera arboricola

Cheflera
 

Nome popular: Cheflera
Nome científico:
Schefflera arboricola.
Família:
Araliaceae.
Origem:
 Taiwan

A Cheflera é um arbusto que cresce muito rápido, chegando facilmente a 3 a 5 m de altura. Ela tem sido muito usada tanto em jardins quanto na decoração de ambientes internos em todo o mundo.  Existem variedades de cor única e as com folhas variegadas (manchadas) em verde e amarelo.

A planta se enquadra muito bem em jardins tropicais, podendo ser utilizada em jardins como planta isolada ou em grupos como maciços ou cerca viva, com topiaria ou não, separando áreas no jardim. Seus frutos, que surgem na primavera, também são um atrativo para seu cultivo em jardins, pois além de serem bonitos, atraem muitos pássaros.

Quando usada em ambientes internos, evite deixar em locais com grande tráfego de pessoas, pois elas ocupam bastante espaço devido ao seu crescimento lateral.

Como cuidar: As Chefleras vão bem em locais com luminosidade moderada, sem muito sol direto. A forma de folhas variegadas (manchadas) deve ser cultivada à meia-sombra para não perder a variegação. Por isso, são boas candidatas a ficar dentro de casa, em vasos. Além disso, ela é muito rústica, não exigindo muitos cuidados de manutenção e plantio.

A planta prefere temperaturas medianas, mas tolera bem temperaturas mais altas. Porém, em temperaturas muito baixas as suas folhas podem vir a cair. A umidade do ar também deve ser de preferência mediana (entre 30 e 60%). Procure mantê-las longe de correntes de ar secas ou frias.

Mantenha a terra sempre úmida, mas não encharcada durante o período de maior crescimento (época quente), reduzindo as regas durante o inverno. Se regadas demais, elas virão a apodrecer. Verifique se o solo ou o vaso possuem uma boa drenagem do excesso de água.

É uma planta muito tolerante a podas. Se ela estiver ficando muito alta, corte o tronco principal a 30 cm de altura e deixe que ela gere brotos novos. Podas de raízes também podem ser feitas durante a troca de vaso.

Troca de vaso: Se plantada em vasos, troque o vaso assim que as raízes ocuparem todo o vaso. Se a planta estiver crescendo rapidamente, troque-a de vaso anualmente.

Como reproduzir: Multiplica-se facilmente por meio de estacas de ramos, enterrando-se um pedaço de galho, em qualquer época do ano, podendo também ser reproduzida por sementes.

 
<< Voltar à página anterior   Consultar mais plantas

Veja também:

- Aprenda a regar corretamente as plantas do jardim.
- Saiba como utilizar e cuidar de plantas em interiores.

 

 

Cultivando Website - All Rights Reserved- Copyright © - 2010/2020