Logotipo do site Cultivando
O site verde mais simples e completo do Brasil
   

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

escolha uma seção  


 

 

 

Buxinho - Buxus sempervirens

Buxina
 

Nome popular: Buxinho; Buxinha; Buxina
Nome científico: Buxus sempervirens.
Família:
Buxaceae
Origem: Mediterrâneo, Oriente e China.

O Buxinho é um arbusto lenhoso muito utilizado na topiaria em todo o mundo, principalmente nos jardins do estilo clássico francês. Seu crescimento é muito lento, mas o arbusto pode alcançar de 2 a 5 metros de altura. Possui folhas muito verdes, bem adensadas, e são relativamente fáceis de moldar, pois seus ramos não crescem tão rapidamente.

Pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo, sendo comumente utilizada para a produção de bonsais. Sua madeira é muito dura e é utilizada em alguns instrumentos musicais.

Em jardins é utilizado com freqüência como planta para bordaduras, muros, desenhada ou não, e mantida sempre podada, proporciona um belo efeito ornamental. A forma de topiaria mais comum é a arrendondada.

Vale lembrar que sua folha possui um composto tóxico (buxina), mas só causa problemas quando sua folha é ingerida, o que é muito difícil acontecer. Para que a sua mão não fique irritada, é preferível o uso de luvas.

Como cuidar: O Buxinho cresce melhor em ambientes com alta luminosidade, preferencialmente em sol pleno, mas ele tolera sombra durante parte do dia. É uma planta rústica, e exige poucos cuidados de manutenção.

Faça regas freqüentes, mantendo o solo úmido, mas cuidado para não manter encharcado.

Pode ser cultivada em vasos grandes por longo tempo, se podada com freqüência. Para que a planta mantenha um visual compacto devemos fazer podas freqüentes. Geralmente uma poda por mês é suficiente, mas isso dependerá do crescimento da planta.

Como reproduzir: Podemos multiplicá-los por estacas obtidas do ponteiro, cortadas no final do inverno.

 
<< Voltar à página anterior   Consultar mais plantas

Veja também:

- Aprenda a regar corretamente as plantas do jardim.
- Saiba como utilizar e cuidar de plantas em interiores.

 

Cultivando Website - All Rights Reserved- Copyright © - 2010/2020