Coração-roxo – Tradescantia pallida

Coração-roxo

Nome popular: Coração-roxo; Trapoeraba-roxa; Trapoerabão; Trapoeraba.
Nome científico: Tradescantia pallida.
Família: Commelinaceae.
Origem: México.

O coração-roxo é uma planta herbácea, suculenta, de 15 a 25 cm de altura, com folhas roxas muito decorativas. As flores são pequenas, também roxas, porém pouco vistosas.

A planta é pouco tolerante às baixas temperaturas do inverno, e exige poucos cuidados no dia-a-dia.

Como cultivar: Deve ser cultivada a pleno sol a fim de que a cor das folhas fique acentuada, mas também pode ser deixada em locais com bastante luz indireta.

É muito utilizado como forração ou em maciços, bem como em jardineiras como planta pendente com terra enriquecida, de boa fertilizada, com boa quantidade de matéria orgânica. Suas folhas roxas dão um efeito comparável ao das flores devido ao seu contraste.

Deixe o solo secar antes de regar novamente, pois regas excessivas não são benéficas. Se você for usar adubos foliares, utilize 3 vezes ao ano. Se estiver plantado em vasos, troque de vaso assim que as raízes ocuparem todo o espaço do vaso.

Como reproduzir: Multiplica-se por estacas e por divisão da planta. Produz sementes, que não são utilizadas diretamente para a multiplicação, mas que levadas por diversos agentes, germinam em locais inesperados e muitas vezes onde ela é indesejável.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email