Aprenda a cuidar do Ficus Lyrata

Cuidados com plantas, Folhagens, Plantas de Interior Por

O Ficus lyrata é uma das plantas do momento, pois ela tem uma folhagem muito bonita, que lembra uma árvore, mas que vai muito bem dentro da sua casa, sozinha, ou compondo uma “Urban Jungle”. Suas folhas são grandes, com verde intenso, e são brilhantes, chamando muito a atenção.

Ficus lyrata mantido dentro de casa

Nativa da África, ela é na verdade uma árvore muito grande, que quando contida em um vaso, fica com aspecto mais de arbusto. Portanto, muito cuidado se quiser plantar no chão, pois é uma planta de crescimento “agressivo”. Existe uma variedade de folhas menores, que não ficam maiores com o tempo, chamada de “bambini”, sendo a mais recomendada para ambientes que não são muito amplos.

Ficus lyrata mantido pequeno em vaso.

Para manter o formato de arvoreta, é recomendável fazer a poda. Ao cortar o galho, a tendência é que 2 ou mais gemas (que são brotos dormindo) “acordem” e brotem novos galhos. Quando a planta ainda está com tronco fino, é recomendável manter um tutor, para evitar que ela entorte, ou mesmo que se quebre.

Onde deixar?
Ela tem uma característica pouco comum dentre as grandes árvores, pois suporta locais de meia-sombra, e fica bem bonita quando mantida nela. O importante é que você mantenha o ficus lyrata em um local que receba muita luz indireta (intensa mesmo), ou pelo menos um pouco de sol direto nas folhas para que ele cresça saudável, ou seja, o melhor local é mesmo ao lado da janela, ou em uma sacada.

Mas atenção: Se a sua planta é recém chegada, ou estava em um local sem sol direto, vá levando ela aos poucos para o sol direto, deixando cada vez mais perto da janela ao longo de umas 2 semanas, para que ela se acostume, e não queime as folhas.

Se você deixar em um local muito escuro, as folhas podem começar a crescer frágeis e pequenas, ficando mais suscetíveis a cochonilhas de carapaça, por exemplo.

Árvore de Ficus lyrata na sua região de origem

Como regar o Ficus lyrata?
Dentro de casa, a terra demora mais pra secar do que em um vaso fora de casa. As raízes desta planta gostam de um ambiente aerado, e não de um local constantemente encharcado. Se você deixar encharcado por muito tempo, é comum que as raízes apodreçam com fungos e bactérias, e a planta comece a derrubar as folhas, pois não há mais raízes para sustentar.

A melhor forma de regar o ficus lyrata é colocando o dedo no substrato, afundando um pouco. Se sentir que a terra está quase seca, pode regar de novo. Mas se a terra ainda estiver úmida, espere mais um pouco para regar. Ah, e jamais deixe água empoçada no pratinho ou no cachepot.

Como fazer mudas?
Você pode fazer estacas com ramos cortados da planta, mantendo 2 ou 3 folhas na parte de cima, e tirando as folhas da parte que será enterrada. O processo é lento e demorado, pois o desenvolvimento dela é assim mesmo: devagar e sempre.

Utilize substratos leves e com bastante matéria orgânica, mas que mantenha uma boa drenagem, sem deixar água demais acumulada no vaso.