Borra de café faz bem para as plantas?

Adubos e Adubação, Cuidados com plantas Por

É certo que você já deve ter ouvido muito falar que a borra de café é um excelente adubo para as plantas. Se buscar na internet, você com certeza encontrará milhares de sites, blogs, e vídeos prometendo verdadeiros milagres se você colocar a borra nas plantas: “As plantas crescerão muito fortes com mais Nitrogênio e outros minerais, as bactérias boas vão crescer e as ruins vão morrer, e os insetos vão ficar bem longe das plantas, o solo vai ter a acidez corrigida, e tudo vai realmente ficar uma maravilha.” Além de tudo, essa maravilha toda é feita com um adubo grátis, que inclusive muitas cafeterias dão de graça para você adubar suas plantas. Tudo isso seria maravilhoso, exceto por um fato: Isso pode acabar destruindo as suas plantas.

Colocar borra de café nas plantas parece infalível, mas não é.

Sim, de fato a borra de café tem uma boa quantidade de nitrogênio, que é um nutriente essencial que a planta precisa em uma grande quantidade. Também é verdade que a borra é ligeiramente ácida, o que poderia agradar plantas que gostam de solos ácidos.

O que pode acontecer?
O problema é que quando as pessoas chegam em casa com um saco de borra de café e jogam uma boa quantidade nas plantas, elas eventualmente começam a piorar. Os efeitos são ainda piores quando alguém mistura uma boa quantidade de borra na terra de plantio. E o problema não se resolve quando fazemos uma calda e deixamos “fermentar” por dias. Aliás, já ouviram falar dessa calda? Muitos pensam que a borra pode quase substituir a terra. Afinal, ela é marrom como a terra, e é cheia de nutrientes. Que mal ela poderia fazer?

Mas com o tempo, as plantas com a borra podem ficar meio atrasadas em relação às outras, e podem também acabar ficando amareladas. Em casos mais extremos, as plantas acabam simplesmente morrendo.

O que realmente acontece?
A borra de café tem muitas substâncias adicionais que vão além do nitrogênio, como a cafeína. Aliás, às vezes muito mais do que o próprio cafezinho que saiu dela. Essas substâncias têm efeitos negativos em algumas plantas, como a chamada alelopatia, que atrapalha a germinação de sementes de outras plantas. Mas também existem conjuntos de substâncias que provaram atrapalhar o desenvolvimento de plantas, em um fenômeno conhecido como fitotoxidez. Isso faz com que as raízes e folhas não se desenvolvam bem, atrapalhando a absorção de água e nutrientes. Em alguns casos, a borra pode acabar matando a sua planta.

Efeitos sobre acidez da terra e sobre insetos.
Não espere efeito algum sobre a acidez da terra, pois a borra não é sempre ácida, tendendo a ser neutra. Ao contrário do que muitos alegam, a ciência também até agora não encontrou nenhum efeito da borra sobre insetos e pragas, nem de matar os insetos, e nem de espantar eles.

A borra pode compactara terra.
Uma notícia pior ainda. A borra de café é muito fina, e se compacta facilmente com as regas, virando um “tijolinho”. Se você colocar uma camada grossa sobre a terra, ela provavelmente vai endurecer, e vai atrapalhar na penetração da água das regas e circulação de ar na terra (que é necessária).

Usos bons da borra de café.
A borra de café é muito boa, mas quando usada para fazer compostagem, misturada com outros materiais “marrons” (ou ricos em carbono), como folhas, gravetos, ou mesmo papel de jornal… A quantidade de borra não deve passar de 20% do total da massa do composto, pra não desequilibrar a mistura. Dessa forma, muitas substâncias que eram problemáticas se transformam em substâncias não problemáticas, e o resultado é um adubo excelente e equilibrado, que aliás, melhora até mesmo a germinação de sementes.

Mesmo assim, você até pode usar a borra em pequenas quantidades, espalhando de leve ao redor das plantas. De preferência colocando uma camada grossa de folhas por cima para tentar equilibrar o adubo. Dessa forma, os nutrientes vão sendo liberados aos poucos, e a borra tende a não prejudicar a planta, podendo até mesmo melhorar o seu desenvolvimento, mas sem milagres.

Veredicto.
Jogar a borra em pequenas quantidades pode não atrapalhar a planta, mas também não faz nenhum efeito maravilhoso. Ainda por cima, algumas plantas não respondem muito bem à borra, mesmo em quantidades menores, como é o caso do tomateiro, por exemplo. Ou seja, existe um risco mesmo assim. 
Pra mim, se for usar a borra, que seja para fazer a compostagem. Se não for pra compostagem… jogue-a fora.