O que são Alimentos Orgânicos?

Alimentos orgânicos são basicamente alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos, transgênicos, ou de adubos químicos. No entanto, a produção orgânica também possui a ideia de sustentabilidade ambiental e social, e busca um ambiente mais equilibrado e saudável para todos. Apesar disso, o principal motivo que leva as pessoas a consumirem alimentos orgânicos é o receio dos possíveis efeitos da ingestão de resíduos de agrotóxicos presentes em todos os alimentos de produções convencionais. Na produção animal, as regras de produção focam também na restrição de uso de antibióticos, estimulantes, e também exige-se o bem-estar animal.

Produção orgânica gera mais empregos por área.

Produção orgânica gera mais empregos por área.

A produção de orgânicos é um desafio.

Ao contrário do que muitos pensam, produzir orgânicos não é fácil. Insetos e doenças vão eventualmente atacar e simplesmente dizimar todo o trabalho de um ano, e as plantas indesejáveis irão “sufocar” as nossas plantações. Se você tiver a chance de conversar com um produtor, verá que nenhum produtor acha a tarefa fácil. No entanto, ao invés de utilizar químicos fortes, utilizamos alternativas mais sustentáveis e seguras ao consumo humano. A pesquisa das universidades tem sido uma grande aliada das produções orgânicas, pois tem gerado novas soluções que possibilitam a produção em escalas comercializáveis. Mesmo com tanto estudo e dedicação, a produção orgânica ainda possui uma produtividade pequena por área em relação à agricultura convencional, o que eleva os seus preços no mercado. Além disso, a agricultura orgânica exige mais trabalho humano na capina e cuidados em geral, o que encarece ainda mais o produto final, porém gerando mais empregos de qualidade.

O lado social dos orgânicos.

Saindo da briga pura por preços, os produtores de orgânicos conseguem margens mais razoáveis de lucro, o que possibilita a sobrevivência de pequenos agricultores no setor. Em um mundo cada vez mais dom

inado pelos gigantes multinacionais, o ambiente dos produtores orgânicos é mais regional, gerando maiores benefícios diretos à população local. Além disso, tanto a legislação nacional quanto a internacional prega condições mínimas para os trabalhadores rurais, sendo as fazendas e sítios intensamente fiscalizadas.

Sabendo o que é um alimento orgânico, o que nos resta é decidir qual será a nossa opção:  Pagar barato por um produto com algum resquício tóxico, ou pagar mais caro por um alimento sustentavelmente saudável?

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email