O que é fotoperiodismo?

Ao longo do ano, o número de horas de sol varia. Quanto mais distante da linha do equador, mais o comprimento do dia varia ao longo do ano, e esse comprimento do dia é chamado de fotoperíodo (calma, fotoperiodismo é outra coisa). Muitas plantas são controladas por esse comprimento do dia, florescendo, ou gerando brotos de acordo com o número de horas de luz que recebem. Esse comportamento é o chamado fotoperiodismo, que vamos explicar melhor ao longo deste artigo.

Crisântemos florescem de acordo com o fotoperíodo dos dias.

O que faz uma planta florescer só em uma determinada época do ano?
Cada planta é influenciada de forma diferente pela quantidade de luz que recebe. Isso faz com que muitas floresçam em épocas diferentes. Existem 2 tipos de plantas com fotoperiodismo: as de dia curto e as de dia longo. As de dia longo são aquelas que exigem um certo número de horas de luz para que floresçam. As de dia curto, exigem um certo número de horas de escuro para que floresçam. Isso faz com que algumas gerem flores durante os dias mais curtos do inverno, e outras nos dias mais longos do verão.

Quais plantas são controladas pelo número de horas de sol?
Crisântemos, poinsétias, begônias, e flor de maio são algumas plantas de dias curtos. Ou seja, exigem noites longas para que possam florescer.

O espinafre só vai florescer em dias longos, assim como a alface e a batata. Claro que nesses casos o florescimento é mais indesejável, já que reduzirá a quantidade de folhas disponíveis para consumo.

Não só a formação de flores pode ser controlada pelo fotoperiodismo, mas também a formação de brotos de folhas novas, o crescimento da planta, a queda de folhas, alteração da coloração, e até mesmo o desenvolvimento dos bulbos, como é o caso das batatas.

Controlando artificialmente o comprimento do dia.
Crisântemos são flores muito vendidas no Brasil para a data de finados, quando os crisântemos não estão floridos naturalmente. Para que tenhamos flores disponíveis em grande quantidade na data desejada, é muito comum os produtores utilizarem lonas pretas para sombreamento das plantas, simulando o anoitecer antecipado. Dessa forma, os botões florais começam a se formar, e ele terá flores para vender na data correta. Incrível, não?

O mesmo pode ser observado nas begônias, que são vendidas o ano todo. Para produzir o ano todo, o número de horas de sol também é controlado por coberturas artificiais do sol.

Em países com dias muito curtos, como o Canada e EUA, os tomates podem ser estimulados a produzir frutos através luzes artificiais que são acesas durante a noite, reduzindo o tempo de escuro da planta.

Fontes:
https://www.khanacademy.org/science/biology/plant-biology/plant-responses-to-light-cues/a/phototropism-photoperiodism
http://www.biologyreference.com/Ph-Po/Photoperiodism.html
http://millar.bio.ed.ac.uk/andrewM/Jo%20Selwood%20site/photoperiodism.htm

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email