O que é carne de vitela ou baby beef?

Vemos restaurantes especializados em baby beef (ou vitela), e pratos bastante sofisticados que dizem levar essa carne. Mas apesar de saberem que essa é uma carne mais macia e clara, pouco sabem realmente o que é e de onde vem a vitela. Na realidade, a vitela é a carne do bezerro, ou seja, do filhote da vaca que ainda não se tornou adulto. Apesar de parecer bastante cruel, há controvérsias quem diga que não.

Muito apreciada na Europa, a carne de vitela é clara e macia.

De onde vem esses bezerros?
Muitos não sabem, mas para as vacas leiteiras darem leite, elas precisam ter filhotes a cada 13 ou 14 meses (Elas não dão leite sozinhas!). Quando nasce um filhote fêmea, ele pode ser usado para dar mais leite. Se nascer um filhote macho, ele poderia ser usado como boi de corte… certo? Infelizmente não é isso que ocorre. As raças de gado para corte são diferentes, e os machos das raças leiteiras não crescem bem e nem tem as melhores características de carne. Por esse motivo, os filhotes ou são deixados para morrer, ou são levados para criadores de vitela. Dessa forma, o baby beef é visto por muitos como um subproduto da indústria do leite, do queijo, do cream cheese etc.

Os bezerros são abatidos com 3 a 7 meses de idade, e sua alimentação varia de acordo com o tipo de carne que se deseja obter. A carne fica mais branca ou mais escura dependendo do tipo de alimentação que eles recebem. Normalmente, os bezerros são alimentados com alimentos que simulam de forma sintética o leite da vaca, gerando uma carne mais macia e branca. Mesmo pequenos, os bezerros pesam de 100 a 200 kg em média no momento que são abatidos.

Muitos bezerros são mantidos em espaços muito pequenos, e alimentam-se de forma desbalanceada para alcançar a cor desejada na carne.

Qual é a polêmica?
Muitos não suportam e ideia de estarem comendo um filhote, e não deixando o bezerro tornar-se um adulto para que ele seja abatido. Também existem sistemas de produção desses bezerros que podem ser considerados bastante cruéis, tendo os animais mantidos em gaiolas onde eles sequer podem se mexer ou se virar, para que sua carne fique mais macia e clara, evitando o desenvolvimento da musculatura. Também há quem defenda que a alimentação dos bezerros é mantida artificialmente desbalanceada, para que a carne tenha as características desejadas pelo mercado.

Fontes:
https://ontarioveal.on.ca/all-about-veal/the-real-deal-about-veal/
http://www.aptaregional.sp.gov.br/acesse-os-artigos-pesquisa-e-tecnologia/edicao-2005/2005-julho-dezembro/119-vitelo-sistema-de-producao-de-carne-de-vitelo/file.html
http://www.telegraph.co.uk/foodanddrink/foodanddrinknews/10770703/Why-its-time-to-welcome-back-veal.html

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email