Como regar suculentas?

As suculentas estão em alta por serem bonitas e extremamente versáteis, podendo ficar tanto dentro de casa, fora, ou mesmo na mesa de um escritório. No entanto, por ela ser próxima aos cactos, quase todos nós ficamos na dúvida sobre quanta água e quando devemos regá-las. É fato que mesmo que a suculenta precise de menos água, ela exige regas regulares. Aqui vamos falar sobre os cuidados que você deve ter nas regas para que as suas suculentas fiquem bonitas e saudáveis.

Suculentas plantadas em vasos podem ser deixadas em ambientes internos.

Não regue mais que uma vez por semana
Você só deve regar as suculentas quando o solo estiver completamente seco. O ideal é que isso seja Se o substrato ainda estiver úmido, não regue. A melhor forma de medir a umidade é colocando o dedo na terra, mas você pode simplesmente observar o aspecto seco ou úmido. Se a planta estiver do lado de fora, a frequência tende a ser maior que em em ambientes internos, e se você utilizar um vaso muito raso, é possível que você deva quebrar a regra e regar uma vez a cada 3 ou 4 dias.

O excesso de água mata mais que a falta
Se você regar de menos, a suculenta irá secar e morrer por desidratação. Se você regar de mais, a suculenta irá começar a apodrecer e certamente morrerá. Suas folhas são “gordas” exatamente por armazenarem água dentro delas, fazendo com que a frequência de regas possa ser menor que o normal. Portanto, é melhor você deixar a folha ficar um pouco enrugada de vez em quando, do que manter a terra constantemente encharcada.

Quando for regar, molhe bastante a terra. Regue até que a água passe a escorrer pela base dos vasos, pois assim a planta entenderá que ela deverá absorver e armazenar toda água possível para suportar até a próxima rega. Só preste atenção para jogar fora qualquer excesso que possa acabar ficando nos pratinhos, pois se você deixar água empoçada, a terra ficará encharcada por tempo demais.

Borrifar água sobre a planta pode ser uma má ideia, pois favorece o aparecimento de fungos nas folhas. No entanto, molhar as folha de vez em quando não gera problemas, pois inclusive nos jardins, a água da chuva ou da rega cai eventualmente sobre as folhas sem gerar prejuízos à planta.

Como é uma planta de solos de regiões áridas, em geral a característica mais importante do substrato é que ele tenha uma ótima drenagem. Se a terra estiver com má drenagem, a suculenta receberá água demais por muito tempo, o que pode apodrecer suas raízes e folhas. Se a sua suculenta estiver plantada em um canteiro, diretamente no solo, verifique se a água das chuvas não está ficando empoçada com frequência. Se estiver, e suas plantas não estiverem bem, vale considerar a substituição da terra por materiais de melhor drenagem, como os pedriscos e a areia.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email