Como fazer uma horta?

Quem não gosta de alimentos sempre frescos e seguros? Quando temos espaço disponível, fazer uma horta em canteiros é a melhor opção. Cuidar de uma horta é mais que um hobby, é uma verdadeira terapia. Neste artigo você entenderá todos os aspectos básicos para montar a sua horta caseira, e estará apto a produzir um pouco do seu próprio alimento em casa.

horta2

Cuidar de uma horta é uma terapia.

Os principais fatores que envolvem fazermos uma horta são:

Escolhendo o espaço para a horta.
Mais importante que a qualidade da terra, a luminosidade é essencial para o sucesso da horta. Via de regra, é preferível optarmos pelo local onde há mais sol, e tenha menos sombreamento da casa, de muros, ou de outras plantas. Para as plantas crescerem rápido e saudáveis, elas precisam de muita luz para fazer a fotossíntese. No entanto, mesmo em locais que pegam sol direto somente por algumas horas por dia já é possível cultivar alguns vegetais. Observe também se o solo do local escolhido tem boa profundidade, pois solos muito rasos limitam o crescimento das plantas, e secam com uma rapidez muito grande.

Como escolher o que plantar?
Se você é um iniciante, recomendamos começar pelas hortaliças mais fáceis, como a Couve-manteiga, a Alface, o Rabanete, o Espinafre, ou as várias ervas aromáticas, dentre as quais temos o Manjericão,  o Alecrim, a Hortelã, a Salsinha etc. Plantas como os tomates e morangos são bastante difíceis de cultivar, e podem gerar frustração aos inciantes da prática. Para conhecer mais veja o nosso artigo “O que plantar em uma horta? 14 Sugestões

Escolha os mais fáceis de cultivar primeiro.

Escolha os mais fáceis de cultivar primeiro.

Na hora de escolher, leve em consideração o clima da região, pois algumas espécies só crescem em regiões mais frias, e outras só em regiões mais quentes. Essa informação geralmente fica escrita na embalagem das sementes. Considere também que espécies como o repolho e a cenoura só podem ser colhidos de uma vez só, ao contrário da couva-manteiga e da alface, que podem ser colhidas aos poucos, ao longo da vida da planta.

Semeando em bandejas ou direto na terra
Você pode comprar facilmente sementes em muitos supermercados, casas agrícolas, ou lojas de plantas. Vale a pena ler o verso das embalagens antes de comprar, para conhecer melhor as características de cultivo do que você está levando. Em alguns locais, você já pode comprar a muda pronta, principalmente de alface e couve, o que é uma excelente opção aos iniciantes. Se você estiver plantando com sementes, há duas formas principais:

  • Semeando em bandejas – Recomendado para alface, couve, repolho… Nesse caso, compre também uma pequena bandeja para semeadura, e não se esqueça de semear na profundidade recomendada na embalagem.
  • Semeando diretamente no canteiro – Recomendado para cenoura, rabanete… Nesse caso, você precisará fazer o desbaste (raleio) das plantas. Saiba como fazer o desbaste lendo nosso artigo “O que é desbaste?
mudas

Mudas quase prontas para o plantio.

Como preparar o canteiro?
Preparar bem o local de plantio é importante. Há 3 princípios principais que devem ser levados em conta:

  • Afofe bem a terra – As raízes das hortaliças são frágeis, e não conseguem crescer na terra dura. Mas nunca faça isso com o solo molhado ou encharcado, pois ele pode ficar duro como um tijolo!
  • Eleve um pouco os canteiros – Deixe a terra um pouco elevada, evitando o empoçamento de água e facilitando o manuseio das plantas.
  • Misture o adubo na terra – Se desejar, adicione humus de minhoca, esterco curtido, terra vegetal, NPK, Uréia agrícola, ou outro adubo de sua preferência. Mas não exagere! Adubos em excesso podem matar suas plantas.

Plantando as mudas ou sementes
Se você tiver comprado uma muda pronta, já pode pular direto para a etapa mais gratificante do processo: o plantio das mudas. Siga algumas etapas simples:

  • Marque o espaçamento das mudas na terra – Siga o espaço recomendado entre as plantas citado nas embalagens das sementes. Você pode variar um pouco, não precisa seguir a risca.
  • Se você for plantar sementes, abra uma cova em linha, coloque as sementes e cubra com a quantidade recomendada de terra.
  • Acomode as mudas nas covas – Abra pequenas covas com os dedos e enterre as mudas, deixando a terra da muda no mesmo nível da terra em volta. Aperte levemente a terra em volta da muda para acomodá-la melhor.
Plante nas covas abertas.

Plante nas covas abertas.

Regue bem nos primeiros dias
Regue bastante ao terminar de semear, mas com uma lâmina fina de água. Se você jogar um jato d’água sobre o canteiro, você poderá destruir a sua horta. As primeiras regas devem ser mais demoradas, com calma, e devem ser feitas todos os dias.

Não utilize jatos de água.

Não utilize jatos de água.

Acompanhe o desenvolvimento das plantas
O desenvolvimento da maioria das hortaliças é relativamente rápido, e você poderá acompanhar no dia-a-dia. Se você precisar fazer o desbaste, faça-o somente quando as plantas atingirem cerca de 5 a 10 cm de altura. Daí para frente, os cuidados são semelhantes aos do jardim, e as regas podem acompanhar o restante dele. Para conhecer os cuidados na manutenção de uma horta, leia o nosso artigo “Como manter uma horta em casa?“.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email