Como é feita a cereja em calda?

As cerejas Maraschino, também conhecidas como cerejas em calda, são realmente cerejas, mas não na sua forma natural como podemos vir a pensar. Maraschino não é o nome de uma variedade, mas sim o nome de um processo que torna as cerejas coloradas daquela forma, deixando as cerejas embebidas no licor Maraschino (sim, originalmente havia álcool nelas). Só não confunda com as falsas cerejas em calda, que são mais baratas, mas feitas de gelatina ou de outros vegetais.

Como é feita a Cereja Maraschino?

Cerejas frescas ainda sem qualquer tratamento.

Cerejas frescas ainda sem qualquer tratamento.

O primeiro passo é deixar as cerejas frescas de molho em uma mistura com sais de cálcio, que funcionam como um alvejante, removendo a cor e o sabor originais da cereja.

Cerejas branqueadas pelo "alvejante" químico.

Cerejas branqueadas pelo “alvejante” químico.

Essas cerejas tem o seu caroço removido e elas ficam embebidas num xarope feito com uma mistura de açúcar, corantes e aromatizantes, dando aquela cor vermelho vivo que já conhecemos bem. Há alguns que fazem inclusive a coloração com azul, verde, ou outras cores.

Cerejas branqueadas absorvendo a coloração do xarope.

Cerejas branqueadas absorvendo a coloração do xarope.

Pronto! Depois de engarrafada, a cereja é vendida e utilizada para os mais diversos fins. Mas não se preocupe, apesar de artificial, se consumida moderadamente não causará mal nenhum a ninguém.

Cereja Maraschino pronta.

Cereja Maraschino pronta.

 

 

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email