Logotipo do site Cultivando
O site verde mais simples e completo do Brasil
   

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

escolha uma seção  


 

 

 

Alimentos orgânicos são mais nutritivos?
Eles têm mais vitaminas e minerais?

Alimentos orgânicos são mais nutritivos?
Mais vitaminas e minerais?

Ao olharmos produtos orgânicos nas prateleiras dos supermercados, é difícil notarmos qualquer diferença entre os orgânicos e os convencionais. Não é para menos, pois as diferenças não são visíveis aos nossos olhos, estando elas embutidas no produto, como conseqüência do seu processo produtivo.

Ao sermos questionados sobre os benefícios dos alimentos orgânicos, é comum que a resposta seja direta: “Não possuem agrotóxicos e são mais nutritivos”. Entretanto, a afirmação de que os alimentos orgânicos possuem maior teor de nutrientes tem gerado muita polêmica no meio científico em todo o mundo. Afinal, os alimentos orgânicos possuem maior valor nutricional?

Produção Orgânica

Em um polêmico estudo realizado para a FSA (Agência Padronizadora dos Alimentos, em inglês), a London School for Hygiene and Tropical Health afirmou que alimentos orgânicos não oferecem benefícios adicionais à saúde dos consumidores, em termos nutricionais. O estudo foi o maior levantamento até então, com uma revisão de 50 anos de pesquisas na área, e custou cerca de £120,000 (cerca de R$ 300.000,00).

Acreditando ou não na conclusão do estudo, devemos nos lembrar que os alimentos orgânicos possuem inúmeros outros benefícios que não os nutricionais. O estudo da FSA não avaliou resíduos de agrotóxicos, impactos ambientais ou socioeconômicos. Só a garantia da ausência de resíduos de agrotóxicos já é uma grande conquista, considerando que grande parte dos vegetais que consumimos apresenta irregularidades na presença de resíduos.

Além disso, não devemos nos esquecer que as fazendas orgânicas geram menos impactos ao meio ambiente, preservando os cursos d’água e a diversidade de plantas e animais, além de empregarem mais pessoas, e gerarem impactos positivos na vida das populações rurais. Enquanto ainda não ficam comprovados os benefícios nutricionais dos alimentos orgânicos, não devemos deixar de consumi-los, pois mesmo assim, ainda nos restam muitos bons motivos para tal.

 

 

 

 

 

 

 

Cultivando Website - All Rights Reserved- Copyright © - 2010/2020