Compartilhe

Alimentos orgânicos
O que são, benefícios, vantagens e desvantagens

O que são alimentos orgânicos?
São basicamente alimentos produzidos através de métodos que não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos, ou fertilizantes químicos, e obedecem a preceitos que buscam uma agricultura sustentável ecológica e socialmente. No caso da produção animal, visa-se o bem-estar animal e não se utilizam antibióticos e hormônios sintéticos.

Para dispensar o uso de pesticidas sintéticos, os agricultores orgânicos utilizam técnicas alternativas para controlar os insetos e as doenças que eventualmente atacam as plantações. Algumas destas técnicas são: uso de inimigos naturais, capina manual, uso de inseticidas naturais etc.

Produtos Orgânicos

Vantagens
Uma vantagem indiscutível dos alimentos orgânicos é a ausência de resíduos de agrotóxicos. Mesmo com incontáveis estudos sobre os efeitos que esses produtos podem exercer sobre o nosso organismo, nunca poderemos ter certeza absoluta de que os resíduos presentes nos alimentos que consumimos não causarão danos à nossa saúde no longo prazo. Comer alimentos orgânicos é garantir uma alimentação saudável e livre de riscos à saúde.

Existem também indícios de que os alimentos orgânicos possuem maior teor de nutrientes em relação aos produzidos pela agricultura convencional. Entretanto, este fato ainda não foi devidamente comprovado pela ciência, gerando ainda certa controvérsia.

Além dos benefícios diretos à saúde humana, consumir alimentos orgânicos também gera efeitos positivos sobre a vida das comunidades rurais e sobre o meio ambiente. Os agricultores orgânicos devem seguir normas rígidas estabelecidas pelo governo, que garantem as boas práticas ecológicas, assim como boas condições de trabalho. Assim, ao comprarmos produtos orgânicos nas cidades, estamos também contribuindo para gerar emprego e renda no campo, assim como contribuindo para o meio-ambiente.

Preços dos orgânicos

Desvantagens
Nem tudo é tão simples assim. Como a maior desvantagem dos alimentos orgânicos, temos os preços notavelmente mais elevados. O aumento do preço se dá porque os cultivos orgânicos necessitam de muito mais mão-de-obra, são produzidos sob pequena escala (por pequenos agricultores), e pelo menor volume produzido por área. Isso gera aumentos nos preços, podendo os alimentos orgânicos custar até três vezes mais, tornando-se pouco acessíveis à maior parte da população.

Compensação
Apesar do inconveniente causado pelo preço mais elevado, os alimentos orgânicos ainda são uma excelente opção a aqueles que buscam uma alimentação saudável e segura. Afinal, dinheiro nenhum no mundo paga o nosso direito a uma vida saudável.

 

 

 

 

 

 

Custom Search


Artigos relacionados

Veja também