Logotipo do site Cultivando
O site verde mais simples e completo do Brasil
   

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

escolha uma seção  


 

 

 

O que são agrotóxicos?
Saiba o que são os agrotóxicos, os motivos para usá-los e seus problemas.

O que são agrotóxicos?

Agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para controlar insetos, doenças, ou plantas daninhas que causam danos às plantações. Os agrotóxicos também podem ser chamados de defensivos agrícolas ou agroquímicos, sem alterar o seu significado.

A maior problemática do uso de agrotóxicos se iniciou devido às incertezas quanto a sua segurança para a saúde humana e animal, bem como para o meio ambiente.

A Lei 7.802/1989, que regulamenta o uso de agrotóxicos, os define como:

“Os produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos; assim como substâncias e produtos, empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento.”

Agrotóxico

De modo simplificado, separamos os agrotóxicos em 3 grupos:

  • Inseticidas: Destinados ao controle de insetos, ácaros, nematóides e moluscos.
  • Fungicidas: Usados no controle de doenças causadas por fungos, bactérias e vírus.
  • Herbicidas: Destinados ao controle de plantas daninhas.

* Em algumas situações podemos dividir os produtos em mais grupos, mas para este artigo, preferimos separar somente nestes 3 grupos.

No Brasil, os agrotóxicos são fortemente regulamentados por leis específicas, tanto no seu desenvolvimento, quanto na produção, venda e uso. Para termos uma idéia, a venda só pode ser realizada sob prescrição e supervisão de um engenheiro agrônomo, que é o profissional especializado na produção agrícola.

Existem riscos à saúde?
Todos os agrotóxicos atualmente usados nas lavouras são degradados com o tempo. Sendo assim, a diferença entre o dia da aplicação e da colheita deve ser maior do que o tempo de degradação do produto aplicado. Quando a aplicação dos agrotóxicos é feita de forma correta, ele não representa qualquer risco à saúde humana ou animal.

O mau uso de agrotóxicos
O grande problema surge quando fazendeiros com pouca instrução não obedecem as regras de uso dos produtos ou por negligência ou por falta de conhecimento. Quando vemos notícias denunciando níveis inaceitáveis de agrotóxicos nos alimentos, sabemos que as causas são: aplicação muito tardia, ou aplicação em quantidade acima do permitido, ou aplicação de produtos proibidos para o cultivo.

A pressão da população por alimentos mais seguros e com menos resíduos tem forçado as grades redes de supermercados a fiscalizar todos os processos produtivos das frutas e vegetais, que são por eles comprados. Essa nova política de compras tem gerado produtos mais confiáveis e saudáveis a nós, consumidores finais.

 

 

 

 

 

 

 

Cultivando Website - All Rights Reserved- Copyright © - 2010/2020