Compartilhe

Lavar os alimentos elimina os agrotóxicos?
Deixar de molho não é a solução. Saiba como eliminar os agrotóxicos do que você irá comer.

No meio a tantas notícias reportando o a presença de resíduos de agrotóxicos nos vegetais, é comum que tenhamos certo receio na hora de consumi-los. Em uma pesquisa divulgada em 2010, a Anvisa detectou irregularidades em cerca de 29% das amostras de vegetais quanto à presença de agrotóxicos. Mas afinal, lavar as frutas e vegetais elimina os resíduos de agrotóxicos dos alimentos?

Lavar as frutas e vegetais é certamente um hábito saudável, até mesmo por uma questão de higiene, para evitar a disseminação de doenças por microrganismos. Felizmente, o simples ato de lavar os produtos sob a torneira já elimina boa parte dos resíduos de agrotóxicos presentes nos alimentos.

Seguem abaixo as principais recomendações para reduzir ou mesmo eliminar os resíduos de agrotóxicos dos alimentos:

Lavando tomates
  • Lave os alimentos com grandes quantidades de água corrente por pelo menos 30 segundos, esfregando levemente a superfície com os dedos. Para os vegetais de casca mais grossa, utilize uma esponja limpa ou escova macia. Não utilize sabão.

  • Sempre que possível, elimine as folhas mais externas de verduras folhosas, como o repolho e a alface.

  • Corte fora as partes amassadas ou danificadas das frutas e vegetais.

Deixar os vegetais de molho em água com vinagre, ou água sanitária pode ser muito bom para eliminar os microrganismos dos vegetais, mas não ajuda em praticamente nada para eliminar resíduos de agrotóxicos.

Mesmo com todos esses cuidados, muitas vezes não conseguimos eliminar todo o agrotóxico residual, mas pelo menos reduzimos bem a quantidade. O único modo de comermos alimentos 100% seguros é com a maior fiscalização por parte do governo sobre o setor produtivo, além de políticas de assistência técnica e educação. Grande parte dos agrotóxicos é absorvida pelos vegetais, ficando no seu interior, não sendo possível a eliminação pela lavagem.

Não podemos esquecer os alimentos orgânicos, que não utilizam agrotóxicos no processo produtivo. Sendo assim, eles são uma boa opção aos que estão dispostos a pagar mais pro produtos mais seguros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Custom Search


Artigos relacionados

Veja também