Cogumelos aparecendo no jardim. O que fazer?

Técnicas e Cuidados Por

Você nunca teve problemas com cogumelos no seu jardim, e de repente, encontra alguns deles crescendo em diferentes partes dele. Isso é muito comum, principalmente em locais com terra rica em matéria orgânica e mantidos sempre úmidos. Normalmente o crescimento desses cogumelos acontecem após uma sequência de dias chuvosos e nublados.

Cogumelos crescendo em meio à grama.

Cogumelos crescendo em meio à grama.

Por que eles aparecem?

Cogumelos são fungos, e fungos gostam de locais úmidos. Outra características dos cogumelos é que eles só crescem em locais ricos em matéria orgânica, pois ele se alimenta dela. Os cogumelos são importantes na decomposição das madeiras, folhas e gravetos, e estão sempre presentes onde há esses materiais na terra. O que ocorre é que em dias mais escuros e úmidos, esses fungos soltam suas estruturas reprodutivas, que são os cogumelos. No entanto, esse tipo de intoxicação não é comum com crianças ou animais, talvez por não serem muito atrativos a eles.

Eles são tóxicos?

Não dá pra saber sem conhecer muito bem. De qualquer forma, jamais coma um cogumelo se não tiver certeza absoluta da segurança dele, pois muitos são tóxicos quando ingeridos. O risco é do seu bichinho dar alguma mordiscada nos cogumelos e se intoxicar. Nesse caso, tire uma foto do cogumelo e leve o animal junto à foto imediatamente ao veterinário.

Fazem mal para as minhas plantas?

Não, isso é muito improvável. Lembre-se que os cogumelos são partes de um fungo maior, que decompõe a matéria orgânica aos poucos, liberando os nutrientes para as plantas. Além disso, eles geralmente melhoram as propriedades do solo e muitos facilitam a absorção de nutrientes pelas plantas. Logo, a presença de cogumelos não é um mal sinal da saúde do seu jardim.

Como eliminar os cogumelos do meu jardim?

Os cogumelos são estruturas em geral bastante frágeis, que se quebram com facilidade, inclusive com jatos d’água. Você pode arrancá-los quando aparecerem, ou mesmo quebrá-los no local mesmo. Outra alternativa é tentar aumentar a incidência de sol no terreno, se possível, e manter o local mais seco, espaçando mais as regas. Se a ideia é que os cogumelos não apareçam, evite a presença de folhas, lascas de madeira, ou gravetos na superfície do solo ou misturados a ele.

Uma opção para evitar o aparecimento de fungos é aplicar um pouco de calcário no solo, preferencialmente misturando ele na terra. Isso porque em terras mais alcalinas a maioria dos fungos é inibida. No entanto, jamais pense em utilizar fungicidas no seu jardim, pois além de não funcionarem bem no solo, prejudicará também fungos e insetos benéficos.