Urucum (Bixa Orellana)

Árvore de Urucum

Árvore de Urucum

O Urucum é uma árvore de pequeno porte (média de 3 a 5 metros de altura), que produz uma semente utilizada principalmente como corante alimentício, de cor vermelha (colorau). Devido à sua beleza e à simbologia dos seus frutos, o urucum é frequentemente plantado como planta ornamental, em jardins e praças. O plantio em calçadas não é recomendável, devido ao seu pequeno porte, que pode impedir a passagem de pedestres no local.

Semente de Urucum dentro do fruto

Semente de Urucum dentro do fruto

A árvore é nativa do Brasil, tendo surgido na região amazônica, e disseminada pelos índios brasileiros, que utilizavam as sementes para pintura corporal, em rituais religiosos, e como repelente de insetos. A madeira da árvore possui baixa durabilidade, e não tem valor para uso na marcenaria, sendo somente aplicável como lenha.

A planta permanece com suas folhas durante o ano todo, na maioria no final do verão e início do outono. As sementes podem ser colhidas quando os frutos se abrem, e podem ser utilizadas para o plantio de novas mudas. O crescimento dessas novas mudas é bastante rápido quando comparados com as outras árvores.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email