Torta de mamona: O que é e quando usar?

A torta de mamona é um adubo orgânico farelento, muito usado em jardins como fonte do nutriente Nitrogênio, que é o que as plantas precisam em maior quantidade. Esse adubo é obtido das indústrias que extraem o óleo da mamona, que é hoje utilizado como biodiesel. Por ser um adubo orgânico, ele libera os nutrientes aos poucos para a planta, nutrindo por mais tempo, sem excessos. O adubo é também considerado um condicionador de solo, ou seja, ele melhora a qualidade geral da terra, facilitando a aeração, controlando a umidade, e retendo melhor os nutrientes. Existem também outros nutrientes na torta, como o Fósforo, o Potássio e os micronutrientes, mas em quantidades bem menores.

Pó de torta-de-mamona.

Pó de torta-de-mamona.

O adubo deve ser usado nos plantios, durante o preparo do solo, ou misturando-se com a terra superficial, em plantas já estabelecidas. As doses a serem aplicadas estão geralmente descritas na embalagem dos produtos, e devem ser seguidas corretamente. Vale lembrar que qualquer adubo aplicado em excesso pode prejudicar a planta. O adubo pode ser comprado facilmente em casas de jardinagem e supermercados, estando geralmente apresentado dentro de caixas de papelão.

Devemos ressaltar que a torta de mamona é tóxica se ingerida por crianças e animais, por possuir um composto tóxico chamado “ricina”. Se aplicar no solo, misture à terra, e não deixe somente um “montinho” no canto do vaso, pois seus animais de estimação poderão vir a comer, o que pode levar o animal à morte.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email