Logotipo do site Cultivando
O site verde mais simples e completo do Brasil
   

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

escolha uma seção  


 

 

 

Origens do gás carbônico atmosférico

Os átomos que formam tudo
Pare para pensar:
Do que é formado tudo isso que está ao nosso redor? Não é muito fácil de imaginar, mas tudo isso é formado por minúsculas esferas chamadas de átomos. Existem vários tipos de átomos, a combinação deles forma os objetos, os seres vivos, e inclusive o ar que respiramos. Alguns tipos de átomos são: o oxigênio, o carbono, o nitrogênio, etc. Combinando os átomos obtemos as chamadas moléculas, sendo a água, uma molécula formada pela combinação de dois átomos de hidrogênio, com um átomo de oxigênio; a molécula do gás carbônico é formado pela combinação de um átomo de carbono, com dois átomos de oxigênio.

Pode parecer irreal, mas os átomos são indestrutíveis e não são criados no dia-a-dia. Não se sabe de onde, ou quando surgiram, mas estão aí, formando todo o universo. Todos os átomos de oxigênio que respiramos hoje são provavelmente mais antigos que o surgimento do planeta Terra. Podemos entender também, que o planeta como um todo é formado por um certo número de átomos de carbono, esse número permanece o mesmo desde o início do planeta Terra, até hoje! Uma variação desconsiderável no número de átomos pode ter ocorrido devido à saída sem retorno de algumas naves espaciais, e pela queda de alguns meteoros no planeta.

a transformação dos compostos
Mas se o número de átomos de carbono é o mesmo, de onde está saindo todo esse gás carbônico das indústrias?

Apesar dos átomos serem indestrutíveis e imutáveis, as moléculas que se formam quando os átomos se combinam, são modificados. Existem muitas moléculas que o átomo de carbono pode formar quando combinado com outros átomos. Dentre elas estão: o gás carbônico, o metano, entre muitas outras. Mas o carbono é um vilão? De modo algum. O átomo de carbono é o principal na formação dos seres vivos, todos os seres vivos são formados essencialmente por átomos de carbono, através de compostos orgânicos. Além disso, o planeta Terra seria um planeta muito frio, sendo inabitável, caso o gás carbônico não causasse um pouco de efeito-estufa, o problema não é o efeito-estufa, mas sim o excesso dele.

Cada tipo de molécula que o carbono forma, age de uma forma completamente distinta da outra na natureza. O carbono existente no nosso planeta está dividido entre algumas formas, no ar, nas plantas, no petróleo, etc.

os primórdios do planeta
Falaremos agora do início do planeta Terra. Sabe-se que no início do nosso planeta, o carbono se encontrava quase todo na forma de gás carbônico, causando um grande efeito-estufa, o que fazia com que a temperatura do planeta ficasse muito alta, se tornando inabitável para a maioria dos seres vivos. Com o surgimento dos primeiros seres vivos, boa parte desse carbono foi transformado em carbono orgânico, que ficou preso nos restos mortais em um concentrado de carbono orgânico chamado “petróleo”. Assim, diminuindo a quantidade de gás carbônico da atmosfera, foi reduzido o efeito-estufa, e conseqüentemente a temperatura do planeta, possibilitando o surgimento de novos seres vivos.

Sendo assim, podemos dizer que a porcentagem de carbono na forma de gás carbônico é um dos principais reguladores da temperatura do planeta Terra. Mais gás carbônico causaria aumento excessivo da temperatura devido ao efeito estufa, menos causaria um abaixamento excessivo de temperatura.

uma conclusão
Quando queimamos os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural, carvão mineral), estamos transformando o carbono que estava preso na forma orgânica em carbono na forma de gás carbônico, causando aumento do efeito estufa. Podemos notar, que estamos de certa forma voltando às condições climáticas iniciais do nosso planeta, que era inabitável devido às altas temperaturas causadas pelo excesso de efeito-estufa. Pense nisso.

Veja também:

- Conheça os estilos clássicos de paisagismo.
- Aprenda a manter o seu jardim sempre bonito!
- Encontre a melhor planta para colocar em seu jardim.
- O que é o paisagismo?
Google
 

 

 





 

 

 

Cultivando Website - All Rights Reserved- Copyright © - 2010/2020