Rosas são comestíveis?

Você já deve ter ouvido falar de alguns produtos que utilizam rosas como ingrediente alimentício, mas seu uso ainda gera dúvidas quanto à sua segurança. E… Sim, as rosas são comestíveis. No entanto, você deve tomar alguns cuidados dos quais falaremos ao longo deste artigo.

As pétalas das rosas podem ser consumidas.

Rosas comestíveis
Praticamente todas as rosas ornamentais possuem pétalas comestíveis, mas geralmente as mais utilizadas na culinária são aquelas que possuem aquele perfume característico. Vale lembrar que nem todas são perfumadas, e estas não possuem um sabor muito marcante. Geralmente só as pétalas são utilizadas, pois a base da pétala é um pouco azeda.

Então posso comer as rosas de floriculturas?
Cuidado! As produções comerciais de rosas ornamentais geralmente utilizam agrotóxicos que deixam resíduos nas flores, podendo ser perigos come-las. Como o uso previsto das flores é simplesmente para ornamentação, o governo não fiscaliza os níveis de resíduos seguros para comermos as rosas. Portanto, só coma as rosas que você tiver certeza que não receberam agrotóxicos. Isso geralmente vai ocorrer se você mesmo tiver plantando, ou se você estiver colhendo as rosas em um terreno conhecido.

Como as rosas são usadas nos pratos?
Comer pétalas de rosas é uma experiência suave e agradável. Suas pétalas perfumadas possuem um sabor levemente adocicado e ao mesmo tempo levemente amargo. É recomendável cortar as bases brancas das pétalas, que são um pouco azedas. As pétalas podem ser usadas para fazer doces, saladas, vinagres aromatizados, licores, ou mesmo para decorar pratos que não levam rosas na sua composição. Vale lembrar que as pétalas soltas da base secam rapidamente, e devemos destaca-las menos de 2 horas antes de consumi-las.

Fontes:
http://extension.colostate.edu/topic-areas/yard-garden/edible-flowers-7-237/
https://www.odealarose.com/blog/complete-guide-edible-flowers/cooking-with-roses/

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email