Qual a diferença entre ovos vermelhos e brancos?

Vemos tanto ovos brancos quanto vermelhos no supermercado, e é fácil notarmos que os ovos vermelhos são consideravelmente mais caros que os brancos. Mas é raro encontrarmos um consumidor que realmente saiba qual é a diferença entre esses dois tipos de ovos. Antes de tudo, saiba que há sim uma diferença entre eles.

Ovos vermelhos geralmente saem de galinhas poedeiras vermelhas.

É tudo uma questão da raça da galinha.
A principal diferença está na raça da galinha que está pondo o ovo. Normalmente galinhas de penugem vermelha geram ovos vermelhos, apesar de existirem algumas raras exceções. Essas galinhas que botam ovos vermelhos são maiores em tamanho que as galinhas brancas que colocam ovos brancos, o que faz com que elas tenham que comer mais para colocar a mesma quantidade de ovos. Essa comida adicional que o produtor tem de comprar para a galinha vermelha justifica os maiores preços do ovo vermelho. Por esse motivo, os ovos vermelhos custam mais caro.

Há diferença nutricional?
Há quem pense que se os ovos vermelhos são mais caros, eles devem ser melhores, mas isso não é verdade. Não há diferença nutricional, e ambos possuem as mesmas características internas. Mesmo a coloração da gema não é influenciada pela cor da casca, mas sim pelo tipo de alimentação que a galinha recebeu durante a sua vida. Ou seja, para o consumidor final, além do preço a diferença dos ovos está só na cor da casca.

Os ovos vermelhos são geralmente caipiras?
Também não existe relação da cor do ovo com o fato do ovo ser caipira ou não. O que muda é o sistema de criação da galinha, que pode ser confinada (ovos de granja), ou semi-livre (ovos caipiras).

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email