Café arábica x conilon – Qual é a diferença?

Apesar de ser uma bebida extremamente popular no Brasil, poucos sabem realmente o que estão comprando. O conilon e o arábica são inclusive espécies diferentes de café, o que os diferencia no aroma, no sabor, no tamanho e formato do grão, no preço, e até mesmo na capacidade de te manter ativo durante o dia! Mesmo quem não conhece, sabe que os cafés 100% arábica são mais caros. Mas qual a diferença dele?

Grãos de café recém torrados.

Grãos de café recém torrados.

O café arábica é muito mais apreciado no mundo que o café conilon, que também é chamado de robusta. Os cafés mais consumidos no Brasil são praticamente todos resultados da mistura dos dois cafés, resultando em um café de qualidade razoável a um baixo custo. Cafés 100% arábica são os mais apreciados no mundo, mas custam de 2 a 4 vezes mais que as misturas. Cafés solúveis são quase sempre feitos 100% da espécie conilon, o que explica em partes o seu sabor mais amargo. Curiosamente o Brasil é o maior produtor do mundo do café arábica, mas consome pouco da sua produção.

Entenda a diferença:

Formato do Robusta vs Arábica

Formato do Robusta vs Arábica

  • Espécie: O robusta é da espécie Coffea canephora, e o arábica é da espécie Coffea arabica.
  • Sabor: Enquanto o arábica é mais adocicado, com aroma e sabor suaves e levemente mais ácido, o conilon é mais amargo e marcante, sendo geralmente menos aprecidado.
  • Cafeína: O conilon possui 2,2% de cafeína, o que é quase o dobro do conteúdo do arábica, que tem 1,2%!
  • Teor de açúcares: O arábica possui entre 6 e 9% de açúcares, enquanto o conilon tem quase metade disso, ficando seu teor entre 3 a 7%.
  • Facilidade de produção: As plantas são bastante diferentes, sendo o conilon uma planta mais rústica e produtiva, enquanto os pés de arábica são mais sensíveis e produzem menos, exigindo muito mais cuidados no campo.
  • Uso: As grandes cafeterias do mundo usam quase sempre grãos 100% arábica, enquanto o conilon fica mais nos cafés solúveis e nas misturas de baixo custo.
  • Produção mundial: Apesar de muito consumido no Brasil, o conilon representa apenas 30% da produção mundial do grão, enquanto a arábica fica com 70% da produção.

Como saber se um café é robusta ou arábica?

É simples. Se não estiver escrito “100% arábica”, pode ter certeza que trata-se de uma mistura. No entanto, não fique desencantado, pois as misturas se mostram interessantes quando feitas por quem entende do assunto. Existe uma tendência no mundo de misturar-se os grãos mais adocicados do arábica com os grãos mais intensos do conilon.

 

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email