Por que produtos orgânicos são mais “feios”?

Você já deve ter se deparado com uma fruta, um legume ou verdura orgânicos e pensado: “Nossa, por que eles são tão feios?” O motivo básico disso é simples: A ausência de agrotóxicos, que faz com que doenças, insetos e plantas daninhas cresçam nos plantios. Isso faz com que a aparência deles externa seja um pouco comprometida. Mas calma, vamos explicar isso melhor.

Pera orgânica. Mais marcada que a convencional.

Se você já tentou produzir uma couve-manteiga, um tomatinho, ou mesmo uma goiaba, você com certeza já se deparou com o crescimento quase incontrolável de insetos ou doenças que atacam as folhas e frutos. Para conseguir produzir em quantidades razoáveis, e com boa aparência, os produtores de hortifrutis lançam mão de uma quantidade relativamente grande de produtos químicos, chamados por eles de “defensivos agrícolas”, e pelos outros de “agrotóxicos”. Ao contrário da produção convencional, a produção orgânica não pode utilizar qualquer tipo de agrotóxico, restando somente caminhos alternativos para driblar o crescimento destes “invasores” das hortas e pomares.

São inegáveis as dificuldades da produção orgânica para obter uma boa produção, e os produtos resultantes, provavelmente mais saudáveis que os convencionais, guardam as cicatrizes dos ataques das pragas que os atacaram na lavoura. No entanto, essas cicatrizes, podem ser um bom indicador, se o que você busca é eliminar o seu risco de intoxicar-se com produtos químicos potencialmente perigosos. Resta a você escolher qual produto deseja colocar à sua mesa.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email