Por que algumas batatas ficam verdes?

No supermercado, eventualmente vemos a casca de algumas batatas com manchas esverdeadas. Muitos pensam que a cor verde surge devido à ventilação ou ar condicionado dos supermercados, mas não é verdade. As cascas ficam verdes quando elas ficam expostas à uma grande quantidade de luz (artificial ou solar), pois as batatas passam a produzir certa quantidade de clorofila. O problema é que junto à clorofila, a batata produz uma outra substância chamada solanina, que é uma toxina que pode irritar o trato digestivo quando ingeridos em grande quantidade. A solanina também é bastante amarga, deixando um sabor bastante desagradável na batata.

Batatas verdes no campo. Indicam a presença de solanina.

Qual é o risco dessa toxina?
É raro alguém comer uma quantidade suficiente de solanina para que ela passe mal, mas isso se deve principalmente ao sabor amargo da polpa dessas batatas ruins. Os sintomas da intoxicação englobam diarreia, vômitos, e tontura.

Devo jogar fora as batatas esverdeadas?
Normalmente não é necessário descartar as batatas. Se a mancha verde é pequena, você pode cortar a parte esverdeada foram pois a toxina se concentra somente nas camadas superficiais da batata. Se mesmo assim você sentir um sabor amargo na batata preparada, é recomendável que você não a coma. Se a mancha for muito grande, é recomendável jogar a batata fora, pois a toxina poderá estar bem espalhada e você não conseguirá removê-la por completo.

Onde a batata ficou exposta à luz?
Às vezes ela ficou exposta à luz no campo, pois algumas batatas acabam ficando descobertas pela terra, e tomam sol. Essas geralmente são separadas no processo de classificação das batatas, podendo ser utilizadas como “mudas” para o replantio.

Para guardar as batatas, o ideal é guardar as batatas em um local escuro, e fora da geladeira. Para saber mais sobre como guardar as batatas em casa, veja nosso artigo aqui.

De qualquer forma, a melhor maneira de evitar a toxina é escolhendo na loja as batatas que não possuem manchas esverdeadas.

Fontes de dados:

http://extension.psu.edu/food/preservation/faq/green-potatoes

http://msue.anr.msu.edu/news/is_it_safe_to_eat_a_green_potato

https://www.fsai.ie/faq/green_potatoes.html

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email