Logotipo do site Cultivando
O site verde mais simples e completo do Brasil
   

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

escolha uma seção  


 

 

 

Flor-de-cera (Hoya carnosa)

 

Nome popular: Flor-de-cera; Cerinha.
Nome científico:
Hoya carnosa.
Família:
Asclepiadaceae.
Origem: Austrália e China.

É uma trepadeira semi-herbácea, que ramifica pouco, e possui crescimento relativamente rápido, com folhas espessas e carnosas. É bastante utilizada tanto em jardins como na decoração de interiores, especialmente em vasos pendentes e em vasos com pequenos suportes de arame para se fixar.

Existem dois cultivares (variedades), um de folhas variegadas e outra “compacta” de folhas torcidas. Suas flores são pendentes e são formadas na primavera-verão, sendo elas espessas e rígidas, com aspecto aveludado bastante peculiar.  Algumas flores podem produzir um suave aroma doce durante a noite.

Gosta de temperaturas médias a baixas, sendo relativamente tolerante a baixas temperaturas.

Como cuidar: Exige boa quantidade de luz, mas com pouca luz direta. O ideal é mantê-la à meia-luz, pois suporta a luz da manhã, mas não o sol do meio-dia. Pode ser mantida em vasos por vários anos com suporte para se fixar, com substrato rico em húmus, irrigado a intervalos. Sua floração pode demorar a se iniciar, mas uma vez que começa a florescer, passa a florescer todos os anos.

Só regue a planta quando o primeiro centímetro de terra já estiver totalmente seco, pois ela prefere ambientes um pouco mais secos. Evite trocá-la de vaso, pois suas raízes são prejudicadas no processo.

Como reproduzir: Multiplica-se por estacas cortadas no final do inverno e enraizadas em estufa. Faça estacas de aproximadamente 10 cm, retirando todas as folhas, mas mantendo uma. Também pode ser reproduzida mais facilmente por mergulhia, enterrando-se uma parte do ramo até que ele se enraíze.

 

<< Voltar à página anterior   Consultar mais plantas

Veja também:

- Aprenda a regar corretamente as plantas do jardim.
- Saiba como decorar o interior da sua casa com plantas.

 

Cultivando Website - All Rights Reserved- Copyright © - 2010/2020