Plantas ideais para Bonsai

Quais plantas são permitidas para uso em bonsais? Não há regra. Tudo vai depender do resultado que você quer, e do seu nível de habilidades com o cultivo. Algumas plantas são mais difíceis para iniciantes, pois possuem crescimento muito lento e não toleram erros em podas. Outras possuem folhas muito grandes que podem ficar desproporcionais. Afinal, qual a espécie ideal para você? O Cutlivando te ajuda a escolher.

Ficus

Bonsai de Ficus

Bonsai de Ficus

É uma das melhores para iniciantes, já que cresce rápido, é fácil de cuidar e também aguenta tanto ambientes internos que não tem  muita luz, como ambientes externos até mesmo no sol pleno. Existem vários tipos e espécies de ficus, inclusive com vários tamanhos de folhas. Procure por mudas que possuem folhas de menor tamanho, que dão um aspecto mais natural ao seu bonsai.

No entanto, saiba que no Japão não fazem bonsais de Ficus, até mesmo porque esta planta é tropical, e não suporta o inverno rigoroso de lá.

Mini Romã (Punica granatum)

Bonsai de Mini-Romã

Bonsai de Mini-Romã

Rústica, com crescimento rápido, folhas pequenas e produzindo flores e frutos igualmente pequenos, a mini-romã é uma das favoritas por iniciantes do cultivo do Bonsai. Suas folhas se mantém durante o ano todo, apesar de crescerem mais rápido no verão. A espécie exige boa iluminação e uma boa dose de sol direto.

Primavera (Bougainvillea glabra)

Bonsai de Primavera - Bougainvillea

Bonsai de Primavera – Bougainvillea

Rústica e com grande florescimento, a Bougainvillea é um dos destaques na produção de Bonsais. Para que ela floresça é necessário sol direto abundante, e também devemos regar menos durante os meses de inverno. Apesar de ser considerada uma trepadeira, ela gera um tronco razoavelmente espesso, tornando-a uma boa plana para Bonsais.

Jabuticabeira

Bonsai Jabuticabeira

Bonsai Jabuticabeira

Suas folhas pequenas, seu crescimento rápido e seu tronco machado de forma característica, a jabuticabeira é uma ótima espécie para fazermos Bonsais em regiões tropicais. Em locais mais frios, a jabuticabeira não cresce bem, precisando ser protegida. Assim como a maioria dos Bonsais, a planta precisa de muito sol direto para crescer bonita. Como é um bonsai, e tem tamanho limitado, não espere comer os frutos da planta, já que se ela vir a produzir, será em uma minúscula quantidade, proporcional ao seu tamanho.

Junipero Japonês

bonsai junipeero

Junipero Japonês

Dentro do gênero existem centenas de espécies usadas para Bonsais, sendo ele um dos mais tradicionais no cultivo. O Junipero não suporta ficar dentro de casa, pois exige muito sol. Apesar disso, é recomendável deixarmos o bonsai em uma área coberta nos meses mais chuvosos, já que ele não suporta solo úmido demaAliás, em climas temperados ele pode ficar até mesmo na neve sem sofrer qualquer dano.

Pinheiro negro (japonês)

Pinheiro Negro Japonês

Pinheiro Negro Japonês

Apesar de ser um dos mais belos e perfeitos para fazermos um Bonsai, não recomendamos o uso da espécie para cultivadores iniciantes. Isso porque o crescimento desta espécie é muito lento, e qualquer erro cometido pode levar anos para ser consertado. No entanto, se você quiser manter algumas mudas crescendo aos poucos em um vaso maior, você poderá usá-las no futuro quando você já tiver mais experiência.

Azaléia

Bonsai de Azaléia

Bonsai de Azaléia

Por florescer muito durante os meses mais frios (mais em climas mais frios), a Azaléia é uma das espécies preferidas das mulheres para fazer um Bonsai. Mesmo preferindo locais com invernos frios, a planta exige local com bastante sol direto, pois sem ela não florescerá.

Esperamos ter ajudado você a escolher qual espécie utilizar para fazer os seus primeiros Bonsais.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email