Plantas absorvem nutrientes pelas folhas?

Você já deve ter visto pessoas que dizem borrifar água com adubo nas folhas para aduba-las. Também pode ter visto alguns adubos líquidos que dizem ser para utilizarmos nas folhas. Essa é uma técnica chamada de adubação foliar, que se baseia no princípio de que as plantas absorvem nutrientes através das suas folhas. Aliás… Sim, as plantas absorvem nutrientes através das folhas, e muito bem.

Gotas d’água com adubo: O nutriente pode ser absorvido rapidamente.

Como elas fazem isso?
Na realidade as folhas não são completamente vedadas, e possuem pequenos poros entre as suas células (são realmente microscópicos). Além disso, as folhas possuem pequenas aberturas que abrem e fecham de acordo com a necessidade, chamadas “estômatos”. Por essas aberturas, o nutriente passa da parte externa para a parte interna da folha.

Qual a vantagem de adubar pelas folhas?
A grande vantagem é a rapidez da resposta das plantas à aplicação do nutriente, e ao ótimo aproveitamento pela planta do adubo que aplicamos. A absorção de adubo pelas folhas é mais rápida, e mesmo que o nutriente seja “lavado” por uma rega, ele ainda poderá ser absorvido pelas raízes quando a água cair no solo. Em geral, você gasta menos adubo.

Outra vantagem é que alguns nutrientes como o Cálcio e o Boro têm dificuldades de se mover dentro da planta, podendo não chegar em boa quantidade nas folhas. Quando aplicamos diretamente nas folhas, não temos risco de deficiência.

Existe desvantagem em adubar pelas folhas?
Há desvantagens. Você não pode aplicar quantidades muito grandes de adubo, pois isso pode queimar as folhas. Outro ponto é que quando adubamos na terra o adubo é liberado aos poucos para a planta, fazendo com que não precisemos ficar adubando com muita frequência. Já o adubo foliar é absorvido de uma vez só, exigindo aplicações mais frequentes, o que é mais trabalhoso.

Fontes de consulta:
http://www.tfrec.wsu.edu/Horticulture/nutspray.html
http://blog.nutri-tech.com.au/top-10-most-frequently-asked-foliar-fertilising-questions/

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email