Peixinho (Nematanthus wettsteinii)

peixinho-planta

Planta Peixinho

O peixinho é uma planta nativa da Mata atlântica que dá pequenas flores que lembram a cor e formato de pequenos peixes de aquário (plati), e possui folhas brilhosas muito bonitas. Suas folhas crescem pendentes, sendo uma boa planta para ser deixada em vasos pendentes ou em vasos mais altos, pois em vasos muito baixos, os ramos poderão ficar arrastando no solo. As flores costumam aparecer quase o ano todo, mas surgem com mais intensidade no verão.

Onde deixar? A planta gosta de bastante luz indireta, mas tolera alguma luz direta, principalmente se for o sol da manhã. Você pode manter o vaso em ambientes internos, desde que o local receba bastante luz solar indireta, como em sacadas ou próximo a janelas. Se as folhas começarem a ficar um pouco enrugadas, é sinal de que a luz está insuficiente. Nesse caso, mova o vaso para um local com mais luz.
Também é possível deixar a planta sobre troncos e galhos de árvores, em patamares planos, como se a planta fosse uma epífita. Nesses locais, a iluminação e umidade são ideais.

Como regar? Regue generosamente e com frequência, buscando deixar o solo sempre com alguma umidade. Só tome cuidado para não deixar a água empoçada, e não regue através dos pratinhos, pois isso pode gerar encharcamento.

Utilize um substrato rico em matéria orgânica, e deixe em um vaso com boa drenagem do excesso de água. Quando a planta ficar grande demais para o vaso, você precisará trocar de vaso. Quando fizer isso, você poderá dividir a planta em 2 ou mais partes, criando novas mudas.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email