Por que colocar pedras no fundo do vaso?

Há uma discussão que não acaba nunca: “Devemos colocar pedras no fundo do vaso ou não? Afinal, qual é a finalidade dessas pedras?”. Muitos pensam que é pura besteira colocar pedras no fundo do vaso, outros pensam que as pedras servem para diminuir a quantidade de terra que vai no vaso. No entanto, a realidade é que as pedras servem para facilitar o escoamento de água do vaso, evitando que a terra fique encharcada. E isso funciona. Veja o infográfico que fizemos para você entender:

Mas todo vaso tem um furo para drenagem já, certo?
Sim, todos os vasos devem possuir ao menos um buraco para drenagem do excesso de água das regas. No entanto, a água passa com dificuldade pela terra, que retêm a água. A água escorre mais somente nos pontos onde há contato da terra encharcada com o ar. O que as pedras fazem na verdade é aumentar em muito esse contato do ar com a terra encharcada, facilitando a entrada de ar no substrato, o que faz o excesso de água escorrer melhor.

Não basta colocar menos água no vaso.
Alguns leitores devem estar pensando: “Mas então é só não encharcar o vaso!”. Sabemos que isso parece simples, mas para que a terra absorva parte da água e a armazene ao longo das próximas horas e dias, precisamos colocar água suficiente, até que ela esteja escorrendo por baixo do vaso mesmo.

Outras funções das pedras de drenagem.
As raízes precisam de oxigênio para sobreviverem, e muitas vezes a quantidade que entra por cima da terra não é suficiente. Quando colocamos as pedras de drenagem, o ar entra também por baixo, através do furo de drenagem.

E a manta de drenagem, para que serve?

A única função da manta de drenagem é fazer com que a terra não entre nos vãos das pedras, o que diminuiria a eficiência da drenagem.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email