Para quê pintamos o tronco das árvores de branco?

Para imitarmos os países desenvolvidos, sem nos perguntar o motivo disso. Em regiões com invernos muito rigorosos, o sol bate forte nos troncos, refletindo-se na camada de neve (na neve também tem sol!). Esse sol forte faz com que o tronco fique aquecido em relação ao ambiente, o que com a queda brusca de temperatura no pôr do sol, pode levar a uma rachadura no tronco causada pelo choque térmico, chamada tecnicamente de “Winter Sunscald“. Ao pintarem o tronco de branco, a luz é refletida, evitando o aquecimento do tronco nos dias ensolarados dos invernos rigorosos, o que previne o surgimento da rachadura.

"Sunscald" - Rachadura causada pelo Sol nos dias nevados.

“Sunscald” – Rachadura causada pelo Sol nos dias nevados.

Pintando o tronco de branco.

Pintando o tronco de branco. Preparando-se para o inverno rigoroso.

Os invernos brasileiros obviamente não justificam a pintura dos troncos, mas como queremos ser “chiques”, criamos a cultura de pintá-los e inventamos as mais variadas desculpas:

  • Evita que as formigas subam – Não existe efeito algum sobre os insetos.
  • É para os carros não baterem – É improvável que carros batam em árvores no meio de praças. Mesmo assim as pintamos.
  • Só assim a árvore fica com cara de árvore, e deixa mais bonita – De fato, no Brasil a pintura tornou-se sinônimo de árvore de área urbana. A questão da beleza, é realmente de gosto duvidoso.

O fato é que essa cultura consome tempo e dinheiro sem gerar qualquer retorno positivo. Se formos imitar, vamos imitar o que nos é útil.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email