Ovos devem ser guardados na geladeira?

Há pessoas que deixam os ovos fora da geladeira, e outras que sempre guardam dentro dela. No entanto, a melhor decisão vai depender de quanto tempo você demorará para consumir todo o ovo, qual é a data de validade, e como você pretende usar esse ovo. Calma, vamos te explicar tudo isso.

Ovos dentro ou fora da geladeira? Eis a questão.

O ovo dura mais na geladeira.
De fato, o ovo dura mais que o dobro do tempo na geladeira do que fora dela. Isso porque a atividade das enzimas que degradam o ovo é menor quando em temperaturas baixas. A data de validade impressa no ovo é a data estimada de durabilidade em temperatura ambiente. Se você deixar na geladeira, não há problemas passar um pouco dessa data. Se estiver da dúvida se é seguro consumir o ovo ou não há um teste fácil: Coloque o ovo na água. Se o ovo flutuar, ele não está bom. Se afundar, é seguro comê-lo.

Ovos gelados são menos práticos para cozinhar.
O problema é que os ovos gelados tem tempos diferentes de cozimento e fritura. Além disso, a maioria das receitas pedem ovos em temperatura ambiente. Se o seu ovo está gelado, é recomendável deixá-lo fora da geladeira por algumas horas antes de usa-lo.

Ovos na geladeira podem absorver odores externos.
A casca do ovo possui pequenos poros, que absorvem os gases do ambiente externo. No entanto, se a sua geladeira estiver com odores fortes, é recomendável controlar os odores para que o ovo não absorva esses odores.

Se você deixar os ovos na geladeira, prefira manter os ovos dentro das caixas fechadas (se você tiver comprado dentro de uma). Dessa forma, há menos contato do ar da geladeira com o ovo, e menos risco de passar odores indesejáveis.

Ovos na geladeira mantém as características firmes por mais tempo.
Quando o ovo está ficando próximo ao final da sua vida útil, ele começa a ficar com a clara e a gema menos firmes, e se rompem com facilidade. Quando você deixa na geladeira, isso demora mais a acontecer, e seus ovos ficam “frescos” por mais tempo.

Ou seja, se você for usar rapidamente a caixa de ovos, parece uma boa ideia manter os ovos fora da geladeira mesmo. Se você for demorar para usar todos os ovos, ou não sabe quando irá utiliza-los, prefira deixar a caixa dentro da geladeira. Se o ovo que você comprou já está próximo à data de validade da embalagem, prefira guardar na geladeira, de qualquer maneira.

Fontes de informações:
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2421530/So-eggs-fridge-Scientists-crack-age-old-argument-chilled-room-temperature-best.html
D. R. Jones, M. T. Musgrove; Effects of extended storage on egg quality factors. Poult Sci 2005; 84 (11): 1774-1777. doi: 10.1093/ps/84.11.1774
http://www.eggs.org.au/facts-and-tips/storing-eggs/

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email