Compartilhe

Como regar as Orquídeas?

O que pode parecer uma das tarefas mais simples a se fazer costuma gerar inúmeras dúvidas, quando vamos por em prática. Afinal, com que frequência, e quanto devemos regar nossas orquídeas? Todos sabem que a falta d’água pode matar as orquídeas, mas poucos sabem que o excesso de água é uma das maiores causas de morte das orquídeas. Molhar demais causa o apodrecimento das raízes, matando a planta.

A água em um vaso de orquídeas funciona quase da mesma forma que a água em uma roupa estendida no varal. Do mesmo modo que nossa roupa estendida no varal pode levar minutos para secar em dias muito quentes e secos, ela pode levar dias em épocas frias e chuvosas. O tempo de secagem também dependerá do tamanho da peça e do tipo de tecido, certo? Com um substrato de orquídea não é diferente. Ele poderá secar completamente tanto em um único dia, quanto em uma semana ou mais, dependendo do tipo e volume de substrato, bem como da temperatura e umidade do ar. Parece confuso, não? Mas nós do Site Cultivando ensinaremos como regar de um modo simples e muito eficiente.

Momento de regar
Rega de orquídeaRega da orquídea

Nas condições brasileiras geralmente as orquídeas precisam ser regadas uma vez a cada 2 dias, ou até mesmo uma vez por semana. O melhor modo de verificarmos isso é colocando o dedo a 2 cm de profundidade no substrato. Caso o seu dedo sinta umidade, não regue. Se não quiser sujar seu dedo, utilize um palito de sorvete, fincando-o no vaso. Se o palito sair úmido, não regue, se sair seco, pode regar. Se você estiver na dúvida entre regar ou não, não regue, pois a maioria das orquídeas tolera melhor a falta ao excesso d’água.

Quantidade de água

Quando for o momento da rega, regue abundantemente. Quanto mais lenta e demorada for a rega, mais água será armazenada no substrato e nas raízes. Regue os vasos ao menos até que a água comece a escorrer através dos drenos do vaso.

Posso usar pratinhos?

Os pratos de plantas foram inventados para manter a casa limpa. Servem para que o excesso de água não escorra sobre o piso ou sobre os móveis, e não para regarmos através deles. Deixar o vaso sobre um prato é ok, mas deixar água acumulada no prato, além de prejudicar a planta, pode se tornar um criadouro para o mosquito da dengue. Por isso, nada de regar através dos pratinhos.

Qual o melhor horário para regá-las?

Prefira regar pela manhã, para que a água respingada nas folhas, flores e bulbos seque bem. As folhas não secam bem durante a noite, e folhas mantidas molhadas por longos períodos são mais suscetíveis ao ataque de doenças causadas por fungos e bactérias. Se não puder regar de manhã, regue à tarde, mas evite regar à noite, principalmente se você molhar as folhas durante a rega.

Posso regar com água da torneira?

Sim. Apesar de muitos afirmarem que as orquídeas precisam ser regadas com água coletada da chuva, nunca notamos qualquer diferença entre orquídeas regadas com água da torneira ou água da chuva. Em alguns raros casos, pode ocorrer alguma diferença devido à maior presença de sais e cloro na água, mas de um modo geral, não precisamos nos preocupar com isso.

Equipe do Cultivando ®

Qualquer reprodução deste artigo deverá seguir as nossas Normas de Reprodução de Conteúdo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Custom Search