Orquídeas podem tomar sol direto?

Deixar a orquídea no local correto é um dos maiores desafios no cuidado com as orquídeas. Isso porque para a orquídea crescer bem ela precisa de muita luz, mas de pouca ou nenhuma luz direta. O excesso de raios solares pode causar queimaduras nas folhas, prejudicando o seu desenvolvimento.

Mesmo na natureza, a orquídea recebe alguma luz direta no início da manhã ou fim da tarde. O que deve ser evitado é o excesso.

Como saber se a luz está adequada?
Luz demais deixas as folhas das orquídeas pálidas, e um pouco amareladas. Além disso, as folhas podem apresentar queimaduras, através de manchas claras ou escuras nas folhas. Mas é evidente que vale observar o local: Se o sol bate direto por muitas horas por dia na orquídea, seria bom mudá-la de lugar.

Onde é o melhor lugar para deixar as orquídeas?
Vai depender de onde você mora, é claro. No entanto, quando as orquídeas estão dentro de casa, é preferível que você as deixe próximas a janelas, sendo melhor ainda se a janela receber o sol da manhã. Se você morar em uma casa, chácara, as sacadas e varandas costumam ser muito boas, pois a orquídea fica protegida do excesso de luz direta, mas recebendo boa quantidade de luz indireta.

Folhas apresentando queimaduras grandes. As manchas podem também ser menores.

Na natureza, a orquídea recebe luz difusa.
A maioria das orquídeas vive debaixo da copa das árvores, em ambientes mais sombreados, que recebem uma luz filtrada pelas folhas das árvores. No entanto, ela pode receber alguma luz direta sem que isso a prejudique. Esse é sem dúvidas o ambiente ideal das orquídeas.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email