Onde deixar as orquídeas

A luminosidade é o principal fator que determina a boa floração das orquídeas. Em termos biológicos, quanto mais próxima a iluminação da que ela encontra no seu habitat natural, melhor será o desenvolvimento da orquídea. Considerando que a maioria das orquídeas vive abaixo das copas de árvores, onde pegam uma boa quantidade de luz difusa (indireta), a recomendação é receber uma boa quantidade de luz indireta.

Locais próximos à janelas costumam ser os melhores locais dentro de casa.

Durante a floração você pode até pensar em deixar em um local mais à vista, e talvez menos iluminado, pois o tempo nesse local tende a ser pouco. Se você for manter por longos períodos uma orquídea aguardando floração, procure deixar nos locais que recomendamos a seguir:

Orquídeas dentro de casa
Muitas vezes não temos outra opção, e precisamos deixar as orquídeas do lado de dentro da casa ou apartamento. Nesses locais, o melhor posicionamento é sempre próximo a uma janela. Escolha uma janela pela qual entre luz direta em ao menos parte do dia, pois em janelas que nunca recebem sol a sua orquídea provavelmente receberá menos luz do que o necessário para ela florescer bem. Normalmente não há problemas se a orquídea receber um pouco de sol da manhã nas folhas, mas se ela receber sol direto demais, ela poderá vir a queimar, surgindo manchar esbranquiçadas ou escuras nas folhas.

Se o local que você escolher receber muita luz, procure deixar ela sob a proteção de uma cortina fina, que deixe a luz mais difusa sobre a planta.

Orquídeas fora de casa

Na natureza, a maioria das orquídeas cresce abaixo das copas de árvores.


Se você conseguir deixar as orquídeas fora de casa, deixe-as lá. O ideal é que as orquídeas fiquem em local de meia sombra, recebendo o sol da manhã, ou recebendo uma boa quantidade de luz indireta. O local ideal é abaixo da copa de alguma árvore, onde há boa quantidade de luz passando entre as folhas.

Em cultivos comerciais, é comum a utilização de telas escuras, que amenizam os efeitos do sol, mantendo uma boa iluminação. Essas telas são chamadas “sombrites”, e geralmente se utilizam as que mantém 70% de sombra.

Em orquidários comerciais, é comum o uso de sombrites ou ripas de madeira para garantir a luz ideal.

Como saber se o local está adequado ou não?
As folhas das orquídeas apresentam sinais de que o local é inadequado.

  • Se as folhas começarem a ficar amareladas, e um pouco pálidas, é sinal que a orquídea está recebendo luz em excesso.
  • Se aparecerem manchas arredondadas e grandes, provavelmente isso está sendo causado por excesso de sol direto.
  • Se as folhas estiverem ficando escuras demais, pode indicar ambiente excessivamente escuro, forçando a produção de clorofila pelas folhas (o que deixa as folhas muito escuras).
  • Se as folhas estiverem com uma cor de grama, levemente amarelada, a sua orquídea provavelmente está na iluminação ideal.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email