O que são Coliformes fecais?

Coliformes fecais são bactérias encontradas em abundância no intestino do ser humano e de animais de sangue quente, mas também pode aparecer em menor quantidade na terra não contaminada por fezes. Quando falamos da qualidade de uma determinada fonte de água, costumamos ouvir sobre a contagem de coliformes fecais. A quantidade de coliformes fecais é importante porque a presença deles em alta quantidade é um alto indicativo que a água está contaminada por fezes e esgoto doméstico, podendo carregar outros microrganismos causadores de doenças.

Bactéria E. coli vista no microscópio eletrônico.

Bactéria E. coli vista no microscópio eletrônico.

No intestino humano, Escherichia coli é a bactéria mais comum do gênero, mas enquanto está no intestino ela ajuda o nosso processo de digestão equilibrando a flora intestinal. No entanto, se ingerida, a bactéria pode sim causar infecções e outros distúrbios. Mesmo assim, a presença dela na água é mais preocupante pela possibilidade de existirem outras doenças lá, que pela presença da E.coli.

Os coliformes fecais estão hoje sendo chamados de coliformes termotolerantes, que é um nome técnico mais adequado no meio científico.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email