O que faz as orquídeas florescerem?

Normalmente compramos as orquídeas já floridas, e quando as flores caem ficamos na dúvida se a orquídea irá florescer novamente. Como queremos que ela volte a florescer, é válido entendermos o que faz com que a orquídea floresça. Basicamente, as orquídeas tem o seu florescimento comandado por dois fatores principais: temperatura e número de horas de luz (fotoperíodo). Vamos te explicar melhor como isso funciona.

Orquídeas podem não ter as condições necessárias para florescerem.

O que faz as flores surgirem mais em determinada época do ano?
O mais importante para a maioria das orquídeas é a exposição em uma certa variação de temperatura. O número de horas de sol também influencia na floração de algumas das orquídeas, o que também varia ao longo do ano (no inverno os dias são mais curtos, e no verão mais longos). Geralmente, a combinação ideal de temperatura e comprimento de dia acontece na mesma época do ano. Incrível imaginar que as plantas são influenciadas por isso, não?

As Phalaenopsis, por exemplo, tem a sua floração baseada principalmente na variação de temperaturas entre o dia e a noite. Temperaturas entre 25 graus de dia e 20 graus a noite, ou 20 graus de dia e 15 graus a noite tendem a fazer com que a orquídea entenda que ela deve soltar flores. Para que a floração ocorra, normalmente elas precisam ficar ao menos 20 dias nessas condições. Ou seja, em locais muito quentes o ano todo, é possível que a Phalaenopsis nunca venha a florir novamente de forma natural. Pelo mesmo motivo, temos no Brasil muito mais orquídeas a preços mais baixos no inverno do que no verão.

Já as Cattleyas precisam de dias mais curtos e ficar em temperaturas mais baixas (13 graus) por alguns dias para que elas venham a florescer. Em anos muito quentes, elas podem não florescer nem no inverno, e podem também vir a “abortar” suas flores caso as temperaturas sejam altas demais. Algo semelhante ocorre com as Dendrobium e Cymbidium.

Como temos orquídeas o ano todo nas lojas?
Parece loucura, mas a maioria dos produtores têm de controlar a temperatura das estufas para conseguir controlar a floração. Para que elas não floresçam antes da data desejada precisam às vezes aquecer suas estufas, ou arrancar os botões indesejáveis com as mãos. Para que floresçam nos meses de verão, muitos levam as plantas a regiões altas de montanha, onde é mais frio, o que induz a floração da orquídea no momento exato.

Consigo controlar a floração em casa?
De alguma forma sim. Se quisermos fazer a orquídea dar flor sem as baixas temperaturas necessárias, muitos colocam algumas pedras de gelo nas raízes, por alguns dias seguidos. Descrevemos esse método em outro artigo, que você pode ler em: Gelo nas orquídeas?

Fonte de consulta:
https://www.purdue.edu/hla/sites/cea/wp-content/uploads/sites/15/2004/03/19-Flowering-of-orchids.pdf

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email