O que faz a vaca dar leite?

Apesar de muitos pensarem que sim, as vacas não dão leite sozinhas. Da mesma forma que os humanos, as vacas precisam ficar grávidas para que suas tetas passem a dar leite. Entenda neste artigo como isso é feito.

Vacas leiteiras só dão leite se ficarem grávidas.

A vaca fica sempre grávida?
Depois de engravidar, a vaca passa a dar leite por aproximadamente 300 dias. Normalmente o desejável é que a vaca fique grávida novamente a cada 12 meses, e ela continuará dando leite mesmo grávida do próximo filhote. A gestação de uma vaca dura cerca de 9 meses, assim como a dos humanos. Nos últimos 2 meses de gestação, a retirada de leite (ordenha) é interrompida, para que a vaca possa descansar.

Quando eles aplicam os hormônios?
No Brasil, a injeção de hormônios para induzir a produção de leite nas vacas é uma prática proibida pela lei, o que de fato é respeitado, apesar da população em geral pensar que o hormônio é usado. Já nos Estados Unidos, a prática é comum, o que gera muita polêmica, pela possibilidade do hormônio chegar ao leite e interferir no equilíbrio hormonal dos consumidores.

Quando a vaca fica grávida pela primeira vez?
Segundo a Embrapa, normalmente elas engravidam com 22 a 26 meses, ou seja, com cerca de 2 anos de idade.

Vacas jovens, preparando-se para o momento da primeira inseminação.

As vacas engravidam geralmente por inseminação artificial, e não por cruzamento direto com um touro. Isso é feito devido à maior facilidade de lidar com os cruzamentos, uma vez que os touros são agressivos e teriam muitas fêmeas para cruzar ao mesmo tempo.

O que é feito com os filhotes?
Os filhotes fêmeas são normalmente criados para que se tornem as futuras vacas leiteiras. Os filhotes machos são às vezes criados para se tornarem reprodutores, mas normalmente são criados por pouco tempo para serem abatidos em seguida, criando a chamada “vitela”, em um processo controverso. Saiba mais sobre a vitela clicando aqui. Isso é feito porque normalmente as raças que produzem bem leite, não crescem bem para a produção de carne.

Fontes:
http://www.cnpgl.embrapa.br/sistemaproducao/49242-dura%C3%A7%C3%A3o-da-lacta%C3%A7%C3%A3o
http://www2.kenyon.edu/projects/farmschool/food/milksch.htm

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email