O que faz a galinha botar ovos?

Muitas pessoas ficam na dúvida: O que é feito para que as galinhas botem ovos sempre? Na realidade, os ovos que compramos no dia a dia não são fertilizados por um galo. As galinhas botam ovos mesmo quando não possuem um galo presente, mas esses ovos não fertilizados não gerarão pintinhos, o que por um lado é bastante desejável para a produção de ovos para o consumo. Afinal, não seria nada agradável quebrarmos um ovo com um filhote em desenvolvimento dentro dele, não?

Galinha cuidando dos seus ovos.

São injetados hormônios para que a galinha bote ovos?
Normalmente isso é absolutamente desnecessário. As galinhas botarão em média 1 ovo por dia na sua fase produtiva. Por instinto, as galinhas tentam formar ninhadas de 12 ovos, e quando completam essa quantidade no ninho elas param de botar novos ovos, passando a somente chocá-los. Se retiramos os ovos constantemente, a galinha passa a botar os ovos sempre. É claro que para que uma galinha se mantenha botando ovos em quantidade e qualidade satisfatórias, ela deve ser alimentada com uma boa ração, com bom equilíbrio de nutrientes.

O principal estímulo para fazer a galinha botar ovos é a exposição à luz. Normalmente, as galinhas ficarão no sol, que gera o estímulo suficiente para que botem ovos. No entanto, as galinhas de granja não ficam expostas ao sol, e luzes artificiais ligadas durante tempos determinados cumprem com a função de estimular que ela bote ovos. A galinhas exigem de 14 a 16 horas de luz para que elas botem ovos em quantidades satisfatórias.

Ovos postos em ninho. A galinha tenta formar ninhadas de 12 ovos.

Para que a galinha solta ovos sempre?
Na realidade, o sistema reprodutivo das galinhas é diferente do humano em alguns aspectos, o que gera certa confusão. O ovo começa a ser formado dentro da galinha com ou sem a fecundação de um galo. Caso um galo cruze com a galinha, o ovo passará a ser um ovo fertilizado, com potencial para gerar um pintinho. Se o ovo não é fertilizado, ele sairá assim mesmo. O processo é de alguma forma biologicamente semelhante à menstruação feminina.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email