A torta de mamona é segura?

A torta de mamona é um adubo orgânico muito popular em cultivos domésticos, mas devemos ter cuidado no seu uso. O pó é na verdade um resíduo da produção de óleo de mamona, usado como biodiesel, sendo ele rico principalmente em nitrogênio, que é o nutriente que as plantas precisam em maior quantidade, e geralmente é fornecido pela aplicação de ureia agrícola sintética. Quando misturada à terra, ela ajuda a condicionar as terras mais pobres, dando características melhores à ela. Uma das grandes vantagens em relação à ureia é que ela libera os nutrientes de forma gradual e duradoura, enquanto a ureia libera todos os nutrientes de uma vez só, e o excesso vai embora com a chuva ou rega.

Marca popular de torta de mamona. Com responsabilidade, ela adverte sobre seus riscos.

Marca popular de torta de mamona. Ela adverte sobre seus riscos.

O grande problema no uso doméstico da torta de mamona é que as sementes de mamona possuem um composto tóxico chamado “ricina”. Quando deixado próximo a animais domésticos e crianças, acidentes podem ocorrer, já que seu cheiro é atraente e seu sabor não é ruim. A ingestão de quantidades pequenas já é suficiente para matar crianças e pequenos animais, ou pelo menos gerar consequências graves pelo resto de suas vidas. O acidente se torna ainda mais comum quando misturamos a torta de mamona com farinha de osso, que torna o cheiro muito atrativo aos cães.

Se for utilizar esse adubo, que é excelente para os jardins e vasos, mantenha-o longe do alcance de crianças e animais domésticos! Não faça montes na terra que possam ser ingeridos. Misture bem na terra ou enterre-o.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email