O que é topiaria?

A topiaria é na realidade a arte de moldar as plantas através de podas, criando formas geométricas ou artísticas. A técnica exige muita paciência e conhecimento sobre o crescimento e desenvolvimento da planta. As plantas mais comuns de serem utilizadas são os Buxinhos, alguns pinheiros, e espécies de ligustros.

Topiaria em jardim europeu

A técnica começou na Europa, provavelmente na era romana, quando teriam começado os primeiros jardins com topiaria. Hoje a técnica é utilizada no mundo todo, para moldar arbustos em forma de cones, quadrados, espirais, animais, letras, ou mesmo personagens infantis. A topiaria se tornou uma das marcas nos jardins franceses, que valorizam a simetria e geometria dos jardins.

Topiaria vs Bonsai
A arte dos bonsais é originária da Ásia, tendo provavelmente começado na China, e se difundido ao Japão. A diferença principal é que a topiaria visa fazer a planta ficar com um formato artificial. Já a arte dos Bonsais busca tornar a planta mais parecida com uma árvore adulta, como se ela estivesse sendo cultivada no solo por muitos e muitos anos.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email