O que é ovo caipira?

Quando vemos um ovo caipira no supermercado, logo reparamos que ele é bem mais caro que os demais ovos. Os ovos convencionais (de granja) são produzidos por galinhas que são criadas em pequenas gaiolas, com vários andares, em ambiente com temperatura controlada, iluminação artificial, e com rações de diversas formulações. Já a produção de ovos caipiras preza pelo bem estar animal, e nós te explicaremos melhor ao longo deste artigo.

As galinhas caipiras possuem um ambiente protegido, mas têm acesso à área de pasto.

Como é a produção de ovos caipiras?
Os ovos caipiras são produzidos por galinhas que são criadas de forma semi-livre. Ou seja, elas possuem acesso a áreas externas com grama, podem subir em poleiros (que simulam galhos de árvores), manifestando mais do comportamento natural da sua espécie. Além disso a sua ração tem composição mais natural, com ingredientes preferencialmente de origem vegetal e sem a presença de antibióticos que visam a melhoria do desempenho (pois é, esse é um uso comum na criação convencional).

Quando as galinhas têm acesso ao pasto, elas se alimentam tanto da grama quanto de pequenos animais que passam por lá, o que reduz a necessidade de ração. Há também controle do número de aves por metro quadrado que o sistema permite. Os ovos são postos em ninhos, e a colheita dos ovos é feita algumas vezes por dia. Para que uma produção de ovos possa ser considerada caipira, ela deve obedecer à norma vigente da ABNT.

Por que ovos caipiras são mais caros?
A diferença de alimentação e sistema produtivo traz consequências para a quantidade de ovos que a galinha produz, e também ao seu custo total de produção. Enquanto uma galinha de granja produz cerca de 300 ovos por ano, as galinhas caipiras produzem em média somente 80 ovos por ano e geralmente seus ovos são um pouco menores. Além disso, o espaço e estrutura necessários para produzir uma mesma quantidade de ovos é bem mais caro que em uma produção convencional. Há novas raças que são capazes de botar um número maior de ovos por ano, o que reduz o custo da produção desses ovos.

Já os ovos de granja (convencionais) são produzidos em gaiolas.

Galinhas caipiras só botam ovos vermelhos?
Não. A cor dos ovos está mais relacionada à cor da galinha que a botou. Para diferenciar os ovos caipiras dos ovos de granja, normalmente os produtores de ovos caipiras preferem criar raças que botem ovos vermelhos. As galinhas caipiras podem ser de raças puras ou de misturas, sendo que neste caso, os ovos podem ficar com colorações diversas, variando entre o vermelho, branco, marrom e azulado.

Qual a diferença de qualidade dos ovos?
Como o tempo de formação do ovo caipira é maior, a casca tende a ser um pouco mais grossa, e a gema tende a ser mais escura. Alguns afirmam que o sabor é mais forte, e também afirmam que há diferenças nutricionais. No entanto, não há estudos que comprovem diferenças na composição de ambos os ovos.

Fontes:
https://super.abril.com.br/saude/em-que-os-ovos-caipiras-sao-diferentes-dos-outros/
http://www.canalrural.com.br/noticias/pecuaria/sistema-alternativo-criacao-galinha-caipira-eleva-produtividade-ovos-quatro-vezes-10445
http://abnt.org.br/paginampe/noticias/278-norma-de-ovo-caipira

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email